Pandemia 30/06/2021 11:39
Argentina fecha suas fronteiras contra a variante delta do coronavírus
Governo permite a entrada de apenas 600 pessoas por dia no país. Alberto Fernández cancela sua participação em um fórum na França devido às novas restrições

A Argentina se fechou nesta segunda-feira ainda mais para combater a pandemia de covid-19, que já causou mais de 92.000 mortes no país sul-americano.
Com o turismo internacional proibido desde dezembro, o Governo de Alberto Fernández também decidiu diminuir a entrada de argentinos ou residentes do exterior.
Entre esta segunda-feira e pelo menos até o dia 9 de julho, apenas 600 viajantes por dia podem entrar no país, o que deve deixar milhares de argentinos fora de suas fronteiras. Com a medida drástica, o Executivo busca atrasar a circulação da variante contagiosa do delta, que se espalhou rapidamente pela Europa e obrigou vários países a interromper a desaceleração de infecções.
A ministra da Saúde argentina, Carla Vizzotti, defendeu nesta sexta-feira o aumento dos controles para entrada no país devido ao alto descumprimento da quarentena obrigatória detectado entre quem retorna ao país.
De acordo com o Governo, quatro em cada dez viajantes não cumprem a semana obrigatória de isolamento em casa e a realização de três testes de covid-19 para voltar às ruas. Na semana passada, as autoridades anunciaram que iniciariam 287 queixas-crime contra pessoas que violaram a quarentena.
Antes de deixar a Argentina, os passageiros assinam uma declaração na qual aceitam e assumem as “consequências sanitárias, jurídicas e econômicas derivadas” de sua saída do país e sua eventual reentrada nele, bem como a realização de um teste de covid-19 na sua chegada ao aeroporto e na sua estadia em alojamento designado pelo Governo em caso de teste positivo.
“Quem saiu de férias terá que voltar infelizmente um pouco mais tarde, mas é preferível suspender as aulas por causa de um surto”, disse a chefa da Direção Nacional de Migração, Florencia Carignano, em declarações à rádio La Red.
“Se não fecharmos, em duas semanas teremos um colapso sanitário”, alertou Carignano. O sistema de saúde argentino enfrenta há alguns meses uma segunda onda mais virulenta que a primeira. Nesta segunda-feira, foram registradas 18.389 infecções e 576 mortes por coronavírus.
Ao longo do primeiro dia com as novas restrições, apenas três voos internacionais ―de Miami, Barcelona e Bogotá― pousaram em Ezeiza, o principal aeroporto da Argentina, localizado nos arredores de Buenos Aires.
A Aerolineas Argentinas, a companhia aérea de bandeira do país, cancelou 59 dos 90 voos programados até 11 de julho.
Deu em El Pais

Descrição Jornalista
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 104 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 97 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 89 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 86 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 84 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 83 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 82 visualizações
Governo do RN viabiliza retomada de voos entre Mossoró e Recife a partir de setembro
03/04/2026 04:38 72 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 70 visualizações
Caicó receberá novo Espaço Esportivo Comunitário
01/04/2026 18:36 65 visualizações