FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – CARNAVAL – 2901 A 2702

Aviação 02/04/2021 10:36

Avião supersônico poderá voar de Los Angeles a Tóquio em menos de três horas

Aerion AS3 será capaz de levar 50 passageiros com velocidade de até 6.200 km/h, sete vezes mais rápido que um avião comum

Avião supersônico poderá voar de Los Angeles a Tóquio em menos de três horas

No momento, muitos não podem nem voar para fora de seus países, mas se acreditarmos nos fabricantes de aviões da Aerion, na Flórida, até o final da década conseguiremos fazer a rota entre Los Angeles e Tóquio em menos de três horas de voo.

Apresentado na segunda-feira (29), o Aerion AS3 é um avião comercial Mach 4+ (medida que descreve a velocidade da aeronave em comparação com a velocidade do som no ar), que seus fabricantes dizem que será capaz de transportar 50 passageiros em um alcance de 7 mil milhas náuticas.

“Nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre quaisquer dois pontos do nosso planeta em três horas. O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso — o começo”, disse o presidente e CEO da Aerion, Tom Vice, em um comunicado. “Nós devemos ultrapassar os limites do que é possível”.

No início deste ano, a Aerion expandiu sua parceria contínua com o Langley Research Center, da Nasa, com foco específico em voos comerciais na faixa de Mach 3-5.

Para colocar isso em termos leigos, são 3.700 a 6.200 quilômetros por hora — ou até sete vezes mais rápido do que um avião normal de passageiros de longa distância.

O trabalho de conceituação e design está em andamento, com mais detalhes definidos para serem apresentados no final de 2021.

O AS3 é o segundo avião a ser apresentado da família de jatos da Aerion, e também há planos futuros para aviões supersônicos híbridos-elétricos.

O AS2 — que promete voar de Nova York a Londres em quatro horas e meia — é a oferta da Aerion para se tornar a primeira aeronave supersônica de passageiros a entrar em serviço comercial em mais de 50 anos.

O jato executivo para 8-12 passageiros viajará a velocidade Mach 1,4 (mais de 1.600 km/h), com a produção da nave supersônica iniciando em 2023. O primeiro voo do AS2 está previsto para 2024 e a empresa pretende levar o avião ao mercado em 2026.

A Aerion está atualmente construindo uma imensa nova sede global na Flórida, ao lado do Aeroporto Internacional Orlando Melbourne, para trabalhar em seus projetos ambiciosos.

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista