Música 27/03/2021 10:31
“É fantástico. Ele é uma referência nacional e internacional”, diz músico sobre a atração da OSRN
Videoaula aborda música Barroca e tem como convidado o renomado violinista Paulo Bosísio

Com início da Temporada 2021, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do Projeto Movimento Sinfônico traz a música Barroca como destaque.
E para estudar e homenagear o estilo, a Orquestra promove videoaula, com o maestro Linus Lerner que convida o renomado Paulo Bosísio, no “Programa Formação”, na terça-feira (30), às 19h. Gratuita e com vagas limitadas, os interessados podem se inscrever pelo Sympla no link https://linktr.ee/OSRN.
Com grande importância e renomado no meio da música, Paulo Bosísio é violinista, concertista, camerista e pedagogo, ocupa cadeira vitalícia nº 8 da Academia Brasileira de Música.
Carioca, nascido em 1950, Paulo estudou com Yolanda Peixoto e, posteriormente, como bolsista do Governo Alemão, com Berta Volmer e Max Rostal.
Formou-se com grau máximo e distinção, obtendo o diploma de “Konzertexamen” – o título mais alto conferido a um instrumentista na Alemanha.
Na qualidade de concertista, apresentou-se em turnê por diversas cidades da Europa; solou com todas as maiores orquestras brasileiras e realizou importantes turnês camerísticas como primeiro violino do “Quarteto Paulo Bosisio”, do “Quarteto da Universidade Federal Fluminense” e com o duo “Paulo Bosisio – Lílian Barreto”.
É professor da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), e convidado em diversos seminários de música por todo o país.
O maestro da OSRN, Linus Lerner comenta: “Bosísio é formador dos professores de quase todo o Brasil. Grandes nomes da música passaram por ele e alguns de seus alunos foram premiados em importantes concursos internacionais e nacionais”.
O músico estreou diversas obras em primeira audição, a maioria dedicada a ele, tornando-se um dos mais empenhados executantes de música brasileira contemporânea.
Para os profissionais e alunos de música do RN, a oportunidade de ter aula com Paulo Bosísio é singular.
“É fantástico. Ele é uma referência nacional e internacional e, com certeza, é uma oportunidade única para nós, músicos e também para os alunos. Nem mesmo nos meus cursos de graduação tivemos tamanha honra. É importantíssimo isso que a Orquestra do RN vem proporcionando para a área”, confirma o professor e coordenador do projeto Tocando a Vida com D’Amore, Edmarcos Costa, da Atitude Cooperação que participará, junto aos seus alunos, da videoaula.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.
O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais. Apoio G7 Comunicação.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Canais de notícias mostram que para nada servem
28/05/2026 18:19
Ezequiel Ferreira recebe comissão da canonização de Padre João Maria
28/05/2026 15:47
02/05/2026 08:15 337 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 295 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 283 visualizações
Idoso deixa R$ 30 milhões de herança para dono de lanchonete que o tratava bem
04/05/2026 06:07 228 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 226 visualizações
02/05/2026 09:17 220 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 216 visualizações
05/05/2026 04:36 214 visualizações
10/05/2026 04:58 202 visualizações