Indústria 23/02/2021 09:43
Nordeste Forte tem novo comando
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Associação Nordeste Forte.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Associação Nordeste Forte.
Eleito por aclamação em outubro do último ano, o novo presidente firmou o compromisso de trabalhar, no biênio 2021/2022, com foco em melhorar a competitividade das indústrias da região.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, enfatizou que a cooperação entre as federações em prol de pleitos comuns ajuda no desenvolvimento do Brasil na medida em que reforça as demandas da região junto ao Congresso Nacional e governo federal.
O novo presidente da Nordeste Forte destacou a contribuição que a região tem dado e pode dar ainda mais para o desenvolvimento sustentável do país.
“Temos um povo extremamente criativo e trabalhador, recursos naturais abundantes. Precisamos combater as legislações que comprometem o desenvolvimento da nossa região”, comentou Cavalcante.
Ele reconheceu os avanços na melhoria da infraestrutura portuária e aeroportuária nordestina. “Mas a região carece ainda de resolver o conjunto de gargalos burocráticos que pesam no custo Brasil”, completou.
Apesar de abrigar 27% população, o Nordeste representa 13,5% do PIB brasileiro. Em termos de energia renovável, no entanto, a região responde por 88% de toda a potência instalada eólica e solar do Brasil.
“Estamos de olho no futuro, temos compromisso com a sustentabilidade, estamos investindo no hidrogênio verde. Temos potencial de nos tornar uma potência global e temos trabalhando para isso”, comentou o presidente da FIEC. Recentemente foram anunciados R$ 5,4 bilhões de investimentos numa planta de hidrogênio verde na região.
Além de Ricardo Cavalcante, também tomaram posse Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), como vice-presidente financeiro da Associação; e José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), como vice-presidente secretário da Associação.
A posse foi prestigiada pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, pelo procurador-Geral da República, Augusto Aras, e pelo deputado federal João Roma, que tomará posse como ministro da Cidadania nesta semana. Aras e Carlos Da Costa ressaltaram a importância da indústria para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
“O governo trabalha para criar um ambiente favorável à iniciativa privada. Queremos a parceria com o setor produtivo tão bem representado pela CNI”, comentou Carlos da Costa. O secretário reforçou a importância entre o governo o o Sistema S, dos programas Brasil Mais e de vouchers para garantir qualificação aos trabalhadores.
Augusto Aras complementou enfatizando que cabe ao Ministério Público trabalhar para garantir a segurança jurídica fundamental para atrair e reter investimentos.
“É dever do MP defender o mercado interno como patrimônio nacional, trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil, pela qualidade de vida do brasileiro e pela segurança jurídica. A orientação é de pautar a atuação por uma postura menos punitiva e mais preventiva”, afirmou Aras.
Para o presidente da CNI, a atuação da Nordeste Forte dá mais peso às demandas da região e, com isso, contribui efetivamente para o país crescer.
Fonte: CNI

Descrição Jornalista
Venda suspensa: Anvisa proíbe venda de sal grosso e pó decorativo
21/06/2026 19:23
Cientistas abrem meteorito vindo de Marte e encontram uma surpresa
21/06/2026 16:24
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 251 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 199 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 199 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 198 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 196 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 192 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 183 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 169 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 167 visualizações