Corrupção 02/10/2018 09:45
No Governo Lula um grupo queria reformas, outro o dinheiro da Petrobras
Palocci afirmou que era “comum Lula, em ambientes restritos, reclamar e até esbravejar sobre assuntos ilícitos que chegavam a ele e que tinham ocorrido por sua decisão” e que a intenção de Lula era clara no sentido de testar os interlocutores sobre seu grau de conhecimento e o impacto de sua negativa”.
Palocci afirmou que era “comum Lula, em ambientes restritos, reclamar e até esbravejar sobre assuntos ilícitos que chegavam a ele e que tinham ocorrido por sua decisão” e que a intenção de Lula era clara no sentido de testar os interlocutores sobre seu grau de conhecimento e o impacto de sua negativa”.
O delegado do caso diz que a delação poderá produzir efeitos em cinco inquéritos que estão em curso e envolvem diferentes investigações.
Um deles é o de número 500404622.2015.4.04.7000, que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba. No caso, são relatados esquema para desvio de verba pública da Petrobras através do grupo Schahin.
O processo, diz, pode envolver inclusive o instituto de pesquisa Vox Populi.
“O colaborador, além de contribuir quanto a esse fato investigado, poderá esclarecer e expandir outros fatos criminosos decorrentes de relação ilícita mantida entre a Schahin, contextualizando as ilicitudes que permeavam a relação da agremiação política com o Vox Populi, também investigado nos autos”.
Palocci relata, ainda, que na formação do primeiro governo de Lula, o núcleo mais próximo do ex-presidente era divido sobre a forma de atuação em relação ao esquema na Petrobras.
De um lado, Miro Teixeira, Luiz Gushiken, José Genuíno e o próprio Palocci defenderam que as alianças deveriam ser programáticas, enquanto José Dirceu, Marco Aurélio Garcia e às vezes Dilma Rousseff queriam seguir um caminho pragmático.
O delator diz que os defensores da tese programática “se baseariam essencialmente na aprovação da reformas constitucionais estruturais, como a reforma da previdência, tributária, do judiciário, que eram demandadas naquele momento e eram de interesse de grandes partidos e que essa linha seria seguida conjuntamente com o PSDB e parte do PMDB”.
A outra corrente, que sairia vencedora, diz Palocci, visava “basicamente a aliança com pequenos partidos visando a composição do governo” e achava que deveria existir um antagonismo entre PT e PSDB.
“Durante os quatro governos do PT essa divisão de posições permeou as relações políticas e, progressivamente, a linha pragmática foi se tornando vencedora”.
Deu em JOTA

Descrição Jornalista
O santo católico que é o padroeiro da cerveja e dos cervejeiros
14/06/2026 12:10
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 216 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 173 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 170 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 170 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 169 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 166 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 144 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 143 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 142 visualizações