Há 90 anos, avião com italianos pousava em Touros - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Eventos 06/07/2018 05:18

Há 90 anos, avião com italianos pousava em Touros

Por certo, muitas pessoas que passam apressadas pela praça Carlo Del Prete, no bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio, desconhecem a história do homem que lhe dá o nome e cuja estátua ornamenta o lugar. Mas, ao lado do seu compatriota Arturo Ferrarin, ele é autor de um feito histórico, que hoje, dia 5 de julho, completa 90 anos: a primeira travessia do Atlântico em avião, num voo sem escalas, entre a Europa e a América Latina.

Há 90 anos, avião com italianos pousava em Touros

Por certo, muitas pessoas que passam apressadas pela praça Carlo Del Prete, no bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio, desconhecem a história do homem que lhe dá o nome e cuja estátua ornamenta o lugar.

Mas, ao lado do seu compatriota Arturo Ferrarin, ele é autor de um feito histórico, que hoje, dia 5 de julho, completa 90 anos: a primeira travessia do Atlântico em avião, num voo sem escalas, entre a Europa e a América Latina.

Ou, mais precisamente, entre Montecelio, comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, e a pequena cidade de Touros, a cerca de 80 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.

O historiador potiguar Rostand Medeiros, autor, junto com seu colega Frederico Nicolau, do livro Os cavaleiros do céu – A saga do voo de Ferrarin e Del Prete, conta que os dois decolaram de uma pista de 1.200 metros num pequeno avião Savoia-Marchetti S-64, no dia 3 de julho de 1928, às 18h51, no horário local.
Depois de voarem ininterruptamente por 49 horas e 15 minutos, num percurso de 7.188 km, eles pousaram nas areias da praia de Touros, no meio da tarde do dia 5 de julho.
O feito de Del Prete e Ferrarin se insere num contexto histórico, o das décadas de 1920 e 1930, não muito tempo depois do primeiro voo do 14 Bis, inventado por Alberto Santos Dumont, em 1906. Vários países e aviadores queriam realizar viagens pioneiras, bater recordes e viabilizar os aviões como novo meio de transporte.
“Nessa época, a Itália estava dando muita atenção e patrocinando empreitadas aéreas pelo mundo afora”, conta Medeiros.
“Entre os empreendimentos estava a construção de um novo aeroplano na fábrica Savoia-Marchetti, em Sesto Calende, na província de Varese.”_102385168_senzatitolo-11
Deu na BBC
Fotos: ARQUIVO PESSOAL ROSTAND MEDEIROSImage caption
O avião decolou de Montecelio, comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, e pousou na a pequena cidade de Touros, a cerca de 80 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte

Ricardo Rosado de Holanda
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Descrição Jornalista