FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – NATAL EM NATAL – 1212 A 1001

Prefeitura de Natal 07/06/2018 10:53

Álvaro Dias explica relacionamento do Executivo com a bancada

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, do MDB, emitiu nota de esclarecimento em que considera inadmissível ter uma bancada governista na Câmara dos Vereadores “que critica, vota contra, e até trabalha para evitar a aprovação de matérias encaminhadas pelo Executivo”.

Álvaro Dias explica relacionamento do Executivo com a bancada

Deu no Portalnoar
Por Ayrton Freire
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, do MDB, emitiu nota de esclarecimento em que considera inadmissível ter uma bancada governista na Câmara dos Vereadores “que critica, vota contra, e até trabalha para evitar a aprovação de matérias encaminhadas pelo Executivo”.
Nessa quarta-feira, 6, o PORTAL NO AR noticiou as expulsões das vereadoras Júlia Arruda, do PDT, e Ana Paula, do PSDC, da base do emedebista.
A declaração confirma a informação de que, na terça-feira, 5, o prefeito teria se reunido com os parlamentares para deixar claras quais as condições para permanecer na base. A principal delas é votar favorável a todas as matérias do Executivo, sendo elas impopulares ou não.
Álvaro Dias também afirmou que “não existe qualquer ligação entre as conversas com os vereadores para formar a base de apoio com as eleições deste ano, muito menos em relação a qualquer candidatura a deputado”.
Mas, de acordo com nota da vereadora Ana Paula, houve sim a exigência de “aceitação dos pré-candidatos referendados pela gestão municipal (incluindo aí um filho do prefeito) para as eleições de outubro próximo, sendo taxados de traidores os que não concordassem”. Adjuto Neto (MDB), filho de Dias, é pré-candidato a deputado estadual.
A vereadora Júlia Arruda, por sua vez, classificou a política de Álvaro Dias como “uma verdadeira ‘chave de roda’ apelidada pela gestão de ‘realinhamento da bancada’, que levou vereadores das mais diversas matizes políticas para um constrangedor confessionário com o Sr. Prefeito”.
Já para o Executivo, “o que existe é a tentativa de criar intrigas e falsas polêmicas no noticiário”.
Veja nota do prefeito na íntegra:

Em virtude de versões deturpadas que tem sido divulgadas sobre o relacionamento do Executivo com os vereadores que apóiam a gestão na Câmara, venho esclarecer que é absolutamente normal em qualquer democracia que o Executivo busque formar uma bancada de apoio no Legislativo de maneira clara e transparente.
O que não é possível é se ter uma suposta “bancada” que critica, vota contra, e até trabalha para evitar a aprovação de matérias encaminhadas pelo Executivo para apreciação na Câmara Municipal. 
O que estamos buscando fazer é conversar com todos para saber da real disponibilidade de fazer parte da bancada de apoio à administração de uma forma coerente e coesa. 
Não existe qualquer ligação entre as conversas com os vereadores para formar nossa base de apoio com as eleições deste ano, muito menos em relação a qualquer candidatura a deputado, tanto assim que vários vereadores como Ubaldo Fernandes, Nina Souza, Luiz Almir, Francisco de Assis, Eudiane Macedo, já cogitaram a possibilidade de se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa e a nenhum deles solicitei que refluíssem de seus projetos políticos. 
No mais, o que existe, nesse momento pré-eleitoral, é a tentativa de criar intrigas e falsas polêmicas no noticiário. 
Confio que Executivo e Legislativo manterão as boas relações necessárias para que Natal siga em frente no caminho do progresso, do futuro e do desenvolvimento. 
Álvaro Dias
Prefeito de Natal

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista