Guerras 09/07/2026 04:59
Ataques dos EUA deixam ao menos 14 mortos no Irã, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde do Irã informou, nesta quinta-feira (9), que 14 pessoas morreram e 78 ficaram feridas nos últimos dois dias em ataques dos Estados Unidos.
A mais recente ofensiva americana atingiu mais de 90 alvos em todo o Irã, segundo o CENTCOM (Comando Central dos EUA). A imprensa iraniana relatou explosões e bombardeios em cidades da costa sul do país e na província de Golestan, no norte, às margens do Mar Cáspio. Na noite anterior, as forças armadas americanas atingiram 80 alvos.
Chabahar, cidade portuária na costa norte do Golfo de Omã, perto da fronteira do Irã com o Paquistão, registrou cortes de energia e explosões. Um hospital foi atingido por destroços, e dois píeres e uma torre de controle do tráfego marítimo também foram alvos, segundo a imprensa estatal iraniana.
Em Iranshahr, cidade no sudeste do Irã, um bombeiro morreu em um ataque dos EUA ao aeroporto local, que danificou o prédio de operações de voo e a estação meteorológica, de acordo com a imprensa iraniana.
Explosões foram ouvidas na cidade portuária de Bushehr, informou a imprensa estatal. O embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, afirmou que os ataques americanos atingiram instalações na cidade e em ilhas no Golfo Pérsico.
Projéteis atingiram a cidade costeira de Bandar Abbas, segundo a agência semioficial Tasnim. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram múltiplas explosões e grandes incêndios nas proximidades do porto de Haqani.
A imprensa iraniana também relatou ataques e explosões na ilha de Abu Musa, no Golfo Pérsico, próxima ao Estreito de Ormuz, além das cidades costeiras de Sirik, Jask e Konarak, no sul do país.
Uma ponte ferroviária em Aqqala, cidade localizada na província de Golestan, no norte do Irã, também foi atingida no que a emissora estatal IRIB classificou como um ataque dos EUA. Embora o CENTCOM tenha informado que atingiu alvos na costa iraniana, o comunicado não mencionou ataques no norte do país.
Na província de Khuzestan, no sudoeste do Irã, três pessoas morreram perto da cidade de Ahvaz, informou a agência semioficial Fars, citando o vice-governador da província. Segundo ele, o ataque americano também deixou vários feridos.
Na quarta-feira, oito integrantes das forças aérea e naval do Irã morreram em ataques contra Bandar Abbas e Bushehr, informou a imprensa estatal.
Deu em CNN

Descrição Jornalista
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 259 visualizações
01/10/2026 10:57 248 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 236 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 227 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 202 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 190 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 183 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 172 visualizações
10/10/2026 04:54 166 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 153 visualizações