Água 21/06/2026 14:11
Grande parte da água da Terra já foi xixi, dizem cientistas

A maior parte de toda a água do planeta Terra provavelmente já passou pelo corpo de algum animal na forma de urina em algum momento da história, segundo estimativas de cientistas.
As informações são do portal Live Science.
A ideia foi discutida pelos pesquisadores Neil Donahue, da Universidade Carnegie Mellon, e David Kreamer, da Universidade de Nevada, ao pensarem no ciclo da água.
Para fazer essa conta, o pesquisador usou uma estimativa aproximada, baseada em algumas hipóteses. Primeiro, ele considerou que uma pessoa com cerca de 50 quilos faz aproximadamente um litro de urina por dia, o que equivale a cerca de um quilo.
Depois, fez o que chamou de uma “suposição absurda“, considerando que todos os animais urinam na mesma quantia, de 1% do próprio peso.

O próprio cientista admite que esse cálculo não é exato, mas diz que ele ajuda a ter uma ideia geral de quanta água passa pelos seres vivos ao longo do tempo.
Seguindo a lógica hipotética, Donahue calculou que os cordados (grupo dos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) produziriam cerca de 0,02 gigatonelada de urina por dia, o que é igual a oito mil piscinas olímpicas.
Assim, dividindo o peso de toda a água do mundo, cerca de 1,4 bilhão de gigatoneladas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), pelas 0,02 gigatoneladas de urina por dia que os animais fazem, levaria aproximadamente 70 bilhões de dias, ou 191 milhões de anos, “para esvaziar todo o oceano com urina“, disse Donahue.
Considerando que esse grupo de animais, os cordados, apareceu há pelo menos 500 milhões de anos, isso é “tempo suficiente” para que toda a água da Terra se transforme em urina em algum momento, afirmou o cientista.
O hidrólogo David Kreamer concorda que, pelo tempo muito longo, é bem possível que grande parte da água do planeta já tenha passado pela urina dos animais. Mesmo assim, o pesquisador diz que não dá para afirmar com certeza que toda a água da Terra passou por isso.
Ao Live Science, Kreamer disse que parte da água fica em lugares de difícil acesso, guardada por milhares de anos em geleiras, aquíferos e na chamada água juvenil, que fica presa em grandes profundidades dentro da Terra e nunca chegou a circular pelos rios, mares ou pela atmosfera.
Essa água mais escondida pode subir até a superfície em áreas com atividade vulcânica. Quando a lava sai do interior da Terra e acontece uma erupção, parte dessa água é liberada junto com vapor, cinzas e pedaços de rocha.
Por isso, o pesquisador afirma que ainda existem lugares no mundo onde a água está chegando à superfície pela primeira vez na história da Terra. Kreamer resume dizendo que essa água ainda “não foi urinada”.

Descrição Jornalista
Reforma do Supremo está há 21 anos empacada no Congresso
22/09/2026 09:00
Flávio fala em guerra a facções e endurecimento de penas
22/09/2026 06:32
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 258 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 251 visualizações
11/09/2026 07:24 248 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 246 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 241 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 235 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 225 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 211 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 196 visualizações