Paz 15/06/2026 08:50
EUA e Irã chegam a acordo de paz, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite neste domingo (14/6) que o país chegou a um acordo de paz com o Irã. O líder norte-americano disse ter ordenado abertura do Estreito de Ormuz sem pedágio e fim do bloqueio naval dos EUA na região.
“O acordo com a República Islâmica do Irã está concluído. Autorizo integralmente a abertura do Estreito de Ormuz sem pedágio e, simultaneamente, autorizo a remoção imediata do bloqueio naval dos Estados Unidos”, escreveu nas redes socais. “Navios do mundo, liguem seus motores. Deixem o petróleo fluir”, completou.
O acordo foi comunicado, inicialmente, pelo primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif. Segundo ele, ambos os lados declararam a terminação imediata e permanente das operações militares em todas as frentes, incluindo no Líbano.
“Com o acordo agora em vigor, os mediadores facilitarão uma série de reuniões esta semana. Essas discussões pré-implementação estabelecerão as bases para as negociações técnicas e a cerimônia oficial de assinatura”, afirmou Sharif.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, confirmou o termo de entendimento. Segundo ele, duas medidas passam a valer de imediato: o fim das hostilidades em todas as frentes, incluindo o Líbano, e o término do bloqueio naval imposto pelos Estados Unidos contra o Irã.
Gharibabadi afirmou ainda que o acordo não é apenas resultado de esforços diplomáticos, mas também, segundo ele, de “conquistas militares” iranianas.
Segundo a televisão estatal iraniana, o acordo definiu ainda que o tráfego marítimo no Golfo será regulamentado pelo Irã, em coordenação com Omã.
Durante o dia, Trumjá havia sinalizado avanços nas negociações entre Washington e Teerã e que seu anúncio poderia ocorrer ainda neste domingo.
Os detalhes sobre o acordo de paz ainda não são totalmente públicos. Apesar disso, na sexta-feira (12/6), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, revelou alguns pontos do pacto de paz com os EUA.
Segundo o chanceler iraniano, o acordo será dividido em duas partes.
Na primeira delas, haverá a assinatura de um memorando de entendimento entre Washington e Teerã — uma espécie de documento preliminar que formaliza os termos de um documento final.
Na segunda fase, de acordo com Araghchi, estão previstos:
Apesar de Trump ter alegado anteriormente que o tratado de paz construirá uma “muralha que impedirá a obtenção de armas nucleares” por parte do Irã, autoridades do país persa afirmam que discussões relacionadas ao programa nuclear iraniano só devem começar após a implementação da primeira fase do pacto.

Descrição Jornalista
01/07/2026 20:20 297 visualizações
01/07/2026 19:27 292 visualizações
Clap prepara segundo semestre de grandes eventos
01/07/2026 04:36 276 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 274 visualizações
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 273 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 258 visualizações
Após 28 anos e 1,5 milhão de Corollas produzidos, Toyota fecha fábrica de Indaiatuba
01/07/2026 05:30 253 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 250 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 247 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 242 visualizações