Prefeitura de Natal 20/05/2026 05:37
Credenciamento para comerciantes informais do São João de Natal 2026 já está aberto

Estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento destinado à exploração de comércio informal, alimentação e atividades ambulantes durante o “São João de Natal 2026”.
A portaria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) que normatiza a ação foi publicada na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial do Município. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas distribuídas entre os polos Arena das Dunas e Nélio Dias.
As inscrições acontecem entre os dias 19 e 22 de maio, exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura do Natal.
Das vagas ofertadas, 60 serão destinadas ao polo Arena das Dunas, que receberá programação entre os dias 1º e 26 de junho, e outras 40 para o polo Nélio Dias, com eventos entre os dias 22 e 29 de junho.
O credenciamento contempla pessoas físicas e jurídicas interessadas em atuar com comércio eventual durante o período junino, incluindo estruturas como food trucks, trailers, tendas, balcões, carrinhos de lanche, bebidas, doces, artesanato e demais atividades compatíveis com o comércio informal regulamentado pela Semsur.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, destacou que o processo garante organização, segurança e oportunidade de renda para centenas de trabalhadores durante um dos maiores eventos do calendário cultural da capital.
“Estamos abrindo um processo transparente, organizado e planejado para garantir oportunidade de trabalho e geração de renda para dezenas de famílias durante o São João de Natal. A Semsur vem realizando um trabalho de ordenamento e fiscalização para assegurar que os comerciantes possam atuar com segurança, estrutura e dentro das normas estabelecidas, contribuindo também para o funcionamento da festa”, afirmou o secretário.
A portaria estabelece regras para utilização dos espaços públicos, dimensões permitidas, critérios de segurança, normas sanitárias e obrigações dos autorizados. Cada permissionário poderá ocupar área máxima de até 9m² e deverá seguir as determinações relacionadas à limpeza, segurança, acessibilidade e ordenamento urbano.
Entre as proibições previstas estão a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, uso de ligações clandestinas de energia, ampliação irregular dos espaços e utilização de estruturas improvisadas ou sucateadas. Também haverá divisão dos comerciantes por setores específicos de atividade econômica, conforme planejamento operacional da Semsur.
Deu no Portal da PMN

Descrição Jornalista
02/05/2026 08:15 262 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 229 visualizações
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 215 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 213 visualizações
Avanço do comércio ilegal pressiona economia e demanda ação coordenada, afirma representante da CNC
01/05/2026 06:55 203 visualizações
Inmet emite alertas laranja e amarelo de chuvas intensas no RN
01/05/2026 06:55 200 visualizações
Idoso deixa R$ 30 milhões de herança para dono de lanchonete que o tratava bem
04/05/2026 06:07 183 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 176 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 176 visualizações