Sem categoria 30/06/2014 15:37
Comer frutas e vegetais não reduz o peso
Pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham, descobriram que o aumento do consumo de frutas e vegetais não leva à perda de peso, apesar da antiga crença popular.
Uma equipe de investigadores realizou revisões sistemáticas e meta-análise de dados de mais de 1.200 participantes em sete triagens controladas e aleatórias para explorar os efeitos da perda de peso no aumento do consumo de frutas e vegetais.
— No período, todos os estudos que revisamos mostraram efeito quase zero na perda de peso— diz Kathryn Kaiser, da Escola de Saúde Pública da universidade.
De acordo com a iniciativa MyPlate, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a porção diária recomendada para adultos é de 1,5 a 2 xícaras de frutas e de 2 a 3 xícaras de vegetais, embora as pessoas em dieta sempre sejam aconselhadas a se “encherem” de frutas e verduras partindo do pressuposto que alimentos de baixa caloria irão saciá-las ocupando espaço no trato digestivo.
– No contexto geral de uma dieta saudável, a redução de energia é o caminho para ajudar a perder peso. Portanto, para reduzir peso, deve-se reduzir a ingestão de calorias. As pessoas presumem que alimentos com muita fibra como frutas e vegetais irão movimentar os alimentos menos saudáveis e que esse é o mecanismo para perder peso; mas nossas descobertas a partir das melhores evidências mostram que o efeito não parece estar presente nas pessoas que apenas foram instruídas a aumentar a ingestão de frutas e vegetais— explica a cientista.
Frutas e verduras fornecem muitas vitaminas e fibras, por isso, mesmo que não promovam perda de peso, parece improvável que façam mal, a menos que sejam consumidas em quantidades extremas.
Um estudo que compara a famosa dieta do Mediterrâneo com uma dieta com restrição de gorduras diz que embora a primeira não promova a perda de peso, reduz significativamente o risco de diabetes tipo 2, mais que a segunda.
Outro estudo, publicado ano passado no New England Journal of Medicine, que trabalhou com pacientes com risco de doenças cardíacas, concluiu que pessoas que seguiram a dieta do Mediterrâneo apresentaram risco 30% menor de passar por ataque cardíaco ou derrame do que aquelas que se submeteram à dieta de redução de gordura.
Possivelmente, no entanto, a atenção dada a frutas e verduras ofusque a importância outros alimentos em dietas.
Por exemplo, um estudo publicado no International Journal of Obesity descobriu que comer dois ovos no café da manhã pode ajudar a perder peso, o que deve surpreender algumas pessoas, pois ovos costumam ser associados com ganho de peso.
Deu no ZH

Descrição Jornalista
02/08/2026 09:40 231 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 202 visualizações
01/08/2026 20:00 200 visualizações
02/08/2026 04:33 192 visualizações
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
03/08/2026 11:33 164 visualizações
Ministro anuncia máquinas em todos os trechos da duplicação da BR-304 até dezembro no RN
03/08/2026 12:46 153 visualizações
Lula chega à sétima disputa ao Planalto com versão 3.0 do ‘nós contra eles’
02/08/2026 07:49 144 visualizações
O truque para parar de receber mensagem no WhatsApp sem bloquear ninguém
01/08/2026 16:22 139 visualizações
Prefeitura retira mais de 61 mil toneladas de resíduos da drenagem de Natal
02/08/2026 10:30 139 visualizações
Atenção: os psicólogos recomendam que você se distancie desses 5 tipos de pessoas
02/08/2026 13:31 139 visualizações