Mandato Parlamentar 07/04/2026 04:42
Nelter Queiroz propõe criação da Rota Turística “Caminhos das Serras do Sertão” para impulsionar desenvolvimento do interior do RN

O deputado estadual Nelter Queiroz (Progressistas) apresentou Projeto de Lei que institui a Rota Turística “Caminhos das Serras do Sertão”, iniciativa que visa promover o turismo sustentável e fomentar o desenvolvimento econômico em regiões serranas do interior potiguar.
A proposta contempla importantes formações naturais como a Serra de Santana, Serra de João do Vale, Serra de São Bernardo e Serra da Formiga.
“Nosso sertão tem riquezas naturais e culturais extraordinárias. Precisamos transformar esse potencial em desenvolvimento, gerando emprego, renda e oportunidades para quem vive nessas regiões”, destacou Nelter, mostrando que a ideia é estruturar um roteiro turístico integrado, valorizando as potencialidades ambientais, culturais e gastronômicas dessas regiões, historicamente fora dos grandes fluxos turísticos concentrados no litoral norte-tio-grandense.
Entre os principais objetivos da proposta estão o incentivo ao ecoturismo, ao turismo de aventura, cultural e gastronômico, além do fortalecimento de pequenos empreendimentos locais. A iniciativa também prevê ações voltadas à capacitação de profissionais, estímulo ao artesanato e à culinária regional, bem como a promoção de eventos que movimentem a economia dos municípios envolvidos.
O projeto estabelece ainda diretrizes para a estruturação da rota, como a melhoria da infraestrutura de acesso às serras, implantação de sinalização turística padronizada, criação de pontos de apoio ao visitante e incentivo à instalação de equipamentos como mirantes, trilhas e áreas de convivência.
Outro ponto importante é a articulação entre o Governo do Estado, prefeituras, setor privado e organizações da sociedade civil, garantindo uma gestão integrada e eficiente da rota turística.
A proposta também permite a ampliação do roteiro, com a inclusão de novos municípios que possuam relevância turística e conexão com a temática serrana.
A criação da Rota Turística “Caminhos das Serras do Sertão” está alinhada às políticas de regionalização do turismo e busca reduzir desigualdades, fortalecendo o interior do estado e diversificando a oferta turística potiguar, dando um passo importante para colocar o sertão potiguar no mapa do turismo nacional.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Governo do RN e Prefeitura de Caicó realizam a 53ª Expo Seridó
26/05/2026 13:42
02/05/2026 08:15 320 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 284 visualizações
Derradeiro de Maio abre São João no Nordeste e reúne grandes nomes do forró
01/05/2026 05:13 266 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 266 visualizações
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 256 visualizações
Avanço do comércio ilegal pressiona economia e demanda ação coordenada, afirma representante da CNC
01/05/2026 06:55 244 visualizações
Inmet emite alertas laranja e amarelo de chuvas intensas no RN
01/05/2026 06:55 243 visualizações
Arte, riso e tradição marcam a programação do Bosque Encena no Parque das Dunas
01/05/2026 04:30 241 visualizações
01/05/2026 05:47 229 visualizações