Atividades físicas 28/03/2026 19:43
Corrida das Mulheres reúne mil participantes em sua segunda edição

A governadora Fátima Bezerra esteve presente no evento, que teve largada às 16h, em frente à Escola de Governo. A ação integra o calendário de atividades alusivas ao Mês das Mulheres.
Após o sucesso da primeira edição, que contou com 500 participantes, este ano o evento dobrou o número de vagas, ofertando mil inscrições. A ação é promovida pelo Governo do RN através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer e da SEMJIDH.
A inscrição foi realizada através da doação de pacotes de absorventes, entregues no momento da retirada do kit. Segundo Cezar Nunes, Subsecretário Estadual de Esporte e Lazer (SEEC-SEL), foram arrecadados mil pacotes de absorventes, que serão destinados a ações voltadas ao público feminino.
“É muito bom ver a corrida crescendo, com mais mulheres participando, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser. O esporte é saudável, é desejável, só faz bem. É uma alegria ver esse protagonismo das mulheres no esporte”, declara a governadora.
Cezar Nunes explica que este ano a Corrida das Mulheres entrou oficialmente no calendário esportivo do estado do Rio Grande do Norte, “com o calendário integrado também à comemoração alusiva ao 8 de março”.
Também enfatizou que pretende fazer com que o evento cresça, “ano passado foram 500 mulheres, este ano foram mil. Mesmo assim foi pouco. Estamos trabalhando para que a gente possa aumentar ainda mais em 2027”, diz.
Após a corrida houve a entrega das medalhas e a disponibilização de um espaço para hidratação, ativação de patrocinadores, fisioterapia, massagem, e refeições leves para a recuperação muscular e reposição de energia.
“Aqui é a zona de convivência, é o momento de descanso, de festa, e da premiação”, esclarece André Tavares, coordenador técnico da Subsecretaria Estadual de Esporte e Lazer.
“Apesar de ter sido cinco quilômetros foi um percurso bem desafiador, mas nada que é proposto a uma mulher que ela não consiga fazer quando ela é determinada, não é? Então, parabéns a todos da organização. Espero que tenham mais eventos como esse, não só na corrida, mas também em outras modalidades. É isso, estou muito feliz”, declarou Cecília Hermínio, segunda colocada da prova.
Ana Catarina, outra corredora da prova, explicou que os 5 km foram de superação porque havia muitas ladeiras. “Foi a primeira vez que vim, foi maravilhoso e espero vir mais vezes”, disse.
Também estiveram presentes as gestoras e gestores Júlia Arruda e Josiane Bezerra (SEMJIDH); Cadu Xavier (SEFAZ); Alexandre Mota e Leidiane Fernandes (SESAP); Coronel Araújo (SESED); Íris Oliveira (SETHAS); Hugo Fonseca (SEDEC); Márcia Maia (DESENVOLVE); e as vereadoras Samanda Alves e Brisa Bracchi.
Ações do governo para proteção à mulher
Essa expansão consolidou a interiorização da política de proteção à mulher no RN, rompendo um hiato de 17 anos sem novas delegacias. Atualmente o estado saiu de apenas 5 DEAM’s para 12 unidades. É um legado que o governo da professora Fátima Bezerra proporciona ao Rio Grande do Norte.
Da mesma forma, a expansão da Patrulha Maria da Penha, que só existia em Natal e na Região Metropolitana, agora consegue chegar a todos os 167 municípios do RN com núcleos estrategicamente espalhados pelo estado.
Também são marcos importantes da gestão a criação do Núcleo Policial de Enfrentamento ao Crime de Feminicídio, que integra a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e a criação da Delegacia Virtual da Mulher, que está à disposição da população 24 horas.
Na área de proteção, acolhimento e educação contra a violência direcionada às mulheres, destacam-se os programas Maria da Penha Vai às Escolas; as atuações do Ônibus Lilás, com escuta qualificada e encaminhamentos jurídicos e psicossociais; e a criação da Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves, a primeira casa abrigo do estado, em Mossoró.
Fonte e foto: Assesssoria

Descrição Jornalista
Câmara aprova “SUS do transporte público”; texto vai à sanção
14/05/2026 14:27
Melhores assentos no avião: veja dicas para viajar com mais conforto
14/05/2026 12:10
02/05/2026 08:15 225 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 203 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 177 visualizações
Idoso deixa R$ 30 milhões de herança para dono de lanchonete que o tratava bem
04/05/2026 06:07 155 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 152 visualizações
05/05/2026 04:36 150 visualizações
02/05/2026 09:17 149 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 149 visualizações
10/05/2026 04:58 138 visualizações