Assembleia 27/03/2026 05:07
Estudantes de Coronel Ezequiel visitam Assembleia e vivenciam prática do Legislativo

Uma turma de estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Joaquim, do município de Coronel Ezequiel, visitou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (26).
A atividade tem como objetivo apresentar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo.
A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma vivência do debate político e ampliar a compreensão sobre o papel do Legislativo na vida do cidadão, dentro da proposta de formação voltada à cidadania e à democracia, tema trabalhado pela escola, visando o concurso de redação do Programa Jovem Senador.
A diretora da instituição, Vitória Gomes da Silva, destacou a importância da experiência como complemento ao conteúdo em sala de aula. A proposta dialoga com iniciativas como o Programa Jovem Senador, que aproxima estudantes da realidade do Legislativo brasileiro. A visita contou com o apoio da vereadora do município de Coronel Ezequiel, Paula Nascimento (PL), que articulou a participação dos alunos.
“Trazer esses alunos para conhecer como funciona o Legislativo é abrir a mente deles. Muitas vezes fica só na teoria, e aqui eles vivenciam na prática. A escola junto com o poder público pode fazer um trabalho essencial na formação desses jovens”, ressaltou.
Durante a visita, os estudantes conheceram a sede e parte do funcionamento do Legislativo estadual e ainda foram recepcionados pela deputada Eudiane Macedo (PV), que destacou a importância da presença dos jovens na Casa. “É sempre uma honra receber vocês aqui na Assembleia”, afirmou.
O deputado Hermano Morais (PV) também saudou os alunos e reforçou o papel do Parlamento na construção da cidadania.
Entre os estudantes, a experiência foi marcada pelo entusiasmo. A aluna Ester Marcela, de 16 anos, do 2º ano, contou que a visita contribui diretamente para a preparação para o concurso de redação e também para o Enem. “Eu gostei muito. Já estou fazendo rascunhos e isso aqui ajuda bastante a construir ideias. Quero fazer Direito ou Psicologia”, disse. Ela também destacou o interesse pelos espaços da Casa.
“Logo na entrada eu já achei tudo muito bonito, principalmente as artes. Isso chamou muita atenção”, relatou.
Já a estudante Jenifer da Silva Peixoto, de 18 anos, do 3º ano, afirmou que a visita vai ajudar na construção do repertório para a redação. “Eu nunca tinha vindo aqui e achei tudo muito interessante. Quero aproveitar isso para o meu texto”, disse. Ela pretende seguir na área de Medicina.
A professora Ruth Faustino ressaltou que a atividade fortalece o aprendizado dos alunos. “Essa vivência ajuda muito na construção do pensamento crítico e na elaboração da redação. Eles conseguem sair da teoria e entender como tudo funciona na prática”, afirmou.
A Assembleia Legislativa mantém um programa permanente de visitas institucionais voltado a estudantes de escolas públicas e privadas. Os agendamentos podem ser feitos por meio de ofício enviado para o e-mail relacoespublicas@al.rn.leg.br ou pelo telefone (84) 3132-0074.
Deu no Portal da ALRN

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 270 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 243 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 236 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 227 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 219 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 216 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 211 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 193 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 189 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 189 visualizações