Ao contrário da crença popular, a vida íntima não desaparece depois dos 50 ou 60 anos e pode até ser mais prazerosa! Diversos estudos demonstraram maior satisfação nessa área, tanto entre homens quanto entre mulheres, entre 55 e 80 anos.
“Para pessoas em relacionamentos estáveis, a vida s e x u a l geralmente melhora por volta dos 50 anos”, afirmou Aanand Naik, que aponta a saída dos filhos de casa como uma possível explicação.
Mais um mito derrubado pela ciência: a fase mais feliz da vida não é aos 20 anos, mas sim aos 40 ou até aos 60. Estudos citados pela National Geographic mostram que a felicidade tende a aumentar com o passar dos anos.
Um pesquisador do Centro de Neurologia da Universidade Claremont, nos Estados Unidos, mediu os níveis de ocitocina, o hormônio do bem-estar, em adultos de 18 a 99 anos, de acordo com a France Info.
Ele escobriu que sua produção era maior em indivíduos mais velhos.Com o passar do tempo, aprendemos a desapegar, acolher e superar obstáculos com serenidade, e a valorizar tudo o que nos é dado”, afirmou Martine Groult, autora de ‘La joie de vieillir’ (‘A alegria de envelhecer’, em tradução livre), citada pela revista Marie Claire.
Segundo ela, envelhecer é “a sensação de ter todas as idades. Posso brincar como uma criança de cinco anos, ser rebelde como uma adolescente e realizar um projeto como uma adulta… tudo isso mantendo a perspectiva e a serenidade adquiridas graças à experiência dos últimos anos.”
Embora a velhice possa ser uma fase feliz, isso depende da forma como a vivenciamos. Michelle Feng destacou: “Temos muito mais controle sobre o nosso envelhecimento do que pensamos”.
Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology demonstrou que indivíduos que têm uma atitude positiva em relação à velhice vivem em média 7,5 anos a mais do que aqueles que internalizam estereótipos negativos.
“Todo mundo fala da velhice como um declínio. Mas envelhecer faz parte da vida; significa, literalmente, que estamos vivos”, concluiu Michelle Feng.
Deu em Showbizz Daily International