FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 01 ano – 0502 a 0503

Família 09/02/2026 12:04

A calvície realmente vem apenas dos genes herdados da mãe? Entenda

A calvície realmente vem apenas dos genes herdados da mãe? Entenda

Você já ouviu falar que a culpa pela sua falta de cabelo é uma herança não do seu pai, mas do seu avô?

A ideia de que a calvície masculina (chamada na ciência de alopecia androgenética) tem a ver com os genes herdados da mãe não conta a história inteira.

Afinal, ela não depende de um único gene — em vez disso, é poligênica, ou seja, há muitos genes envolvidos em sua ocorrência. E vários desses genes estão em cromossomos não-sexuais, que podem vir tanto do pai quanto da mãe.

A calvície está fortemente associada ao gene AR, encontrado no cromossomo X, que é herdado da mãe.

Um estudo de 2012 com 12.806 homens na Europa descobriu que aqueles com o gene apresentavam mais que o dobro do risco de desenvolver calvície masculina em comparação com aqueles sem o gene.

Mas esse é só o começo da história. Outros estudos genéticos identificaram dezenas de genes associados à calvície, espalhados por vários cromossomos, não só no X.

Por exemplo, em 2017, foi feita a maior análise de associação genômica ampla (GWAS, na sigla em inglês) até então, e ela identificou 63 genes que desempenham algum papel no risco da calvície masculina. Desses, apenas seis estão no cromossomo X. Outro estudo apontou que 80% dos homens que sofrem com calvície também tinham pais com a mesma condição. Entre as mulheres, há menos estudos 100% conclusivos, mas acredita-se que a condição também seja poligênica.

Moral da história? Não adianta botar a culpa na família da mãe!

Não são apenas os genes

A genética não é a única culpada pela calvície. Existem vários outros fatores que, conforme a observação científica, também estão relacionados à condição:

Hormônios
Desempenham um papel crucial na calvície. Entre os homens, o principal é a diidrotestosterona (DHT). Ela é um andrógeno (hormônio esteróide, assim como a testosterona), que se conecta aos receptores em folículos capilares geneticamente suscetíveis. Essa ligação desencadeia a miniaturização dos folículos capilares, fazendo com que encolham gradualmente. À medida que os folículos miniaturizam, produzem fios de cabelo mais curtos e finos. Entre as mulheres, mudanças hormonais causadas por gravidez, parto e menopausa podem levar à queda de cabelo.

Doenças
Problemas na tireóide e algumas doenças autoimunes, como lupus, podem causar queda de cabelo.

Alopecia areata
É uma doença autoimune que causa inflamação em áreas do couro cabeludo, resultando em queda de cabelo. O cabelo pode crescer novamente, porque a doença não destrói os folículos.

Alopecia por tração
É uma condição em que, devido ao estresse causado por penteados muito repuxados usados com frequência, o estresse físico enfraquece as raízes, causando perda de cabelo.

Tricotilomania
Transtorno psiquiátrico que faz com que o paciente frequentemente puxe ou arranque os cabelos (e também pelos de outras partes do corpo).

Estresse ou emoções intensas
Isso pode levar a uma condição chamada de eflúvio telógeno agudo, em que essas sensações começam a causar queda de cabelo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os eventos mais associados à queda são: pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias (especialmente a bariátrica) e estresse.

Medicações e suplementos
Diversos tipos de medicação podem causar queda de cabelo, incluindo alguns para depressão, pressão alta, câncer e problemas cardíacos.

Pílulas anticoncepcionais
Em alguns casos, podem causar queda de cabelo.

Radioterapia
Muito usada no tratamento contra o câncer, pode causar queda de cabelo na área irradiada. Na maioria dos casos, o efeito é temporário.

Desnutrição
A ausência de alguns nutrientes no corpo, especialmente ferro e zinco, está associada à queda de cabelo.

Caso você esteja notando uma queda de cabelo acima do normal, o mais indicado é procurar um dermatologista.

 

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista