Eleições 08/02/2026 07:34
Lula sobre as eleições: “Não tem essa mais de Lulinha paz e amor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (7), durante as comemorações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, em Salvador (BA), que a disputa eleitoral será uma “guerra política” e disse que “não tem essa mais de Lulinha paz e amor”.
No seu discurso, o presidente abandonou o tom conciliador e sinalizou uma mudança de tom às vésperas do início do calendário eleitoral, indicando que deverá adotar uma postura mais combativa no debate público ao longo de 2026.
“Nós vamos ter que construir o discurso político, que ainda não está pronto, mas vai ter que ser preparado. Nós vamos ter que preparar, porque essa eleição vai ser uma guerra política. […] Nós temos que escrachar cada mentira que eles contarem. Nós temos que desmontar e temos que provar e temos que ter coragem de debater. […] Nós temos que ser mais desaforados, porque eles são. E nós não podemos ficar sendo quietinhos. Não tem essa mais de Lulinha paz e amor”, declarou Lula.
Lula incitou os correligionários a defenderem o governo nas redes e disse que o ambiente virtual têm mais “mal do que bem”.
O presidente disse que “não há como” perder as eleições, mas que apoiadores não podem se iludir.
“Se depender do que nós fizemos comparado a eles, nós já ganhamos essas eleições, mas não é isso que vai decidir. Não se iluda. O que vai ganhar essas eleições é a nossa narrativa política. Nós temos que dizer em alto e bom som para quem quiser ouvir: nós somos um país soberano”, enfatizou.
Lula ainda criticou a condução do partido no Congresso Nacional, criticou disputas internas e defendeu a construção de alianças para além da esquerda.
O presidente censurou o PT por ter apoiado a destinação de cerca de R$ 60 bilhões do orçamento deste ano para emendas parlamentares.
Afirmou que ninguém da sigla reclama do fato de terem apoiado o alto volume de emendas no orçamento deste ano. O orçamento de 2026 aprovado no fim do ano passado prevê R$ 61 bilhões de emendas parlamentares.
O presidente afirmou que política “apodreceu” e citou o orçamento secreto como um dos exemplos da deterioração da política nacional.
“O orçamento secreto foi o sequestro do orçamento do Executivo para que deputados e senadores tivessem liberdade de usar a mesma quantidade de dinheiro que sobra para o governo federal. Pra mim isso não é normal. Acho grave que o PT votou favorável”, criticou.
E prosseguiu: “Agora os nossos deputados são testemunhas que a política apodreceu. A política apodreceu. Vocês que são candidatos sabem como é que está o mercado eleitoral nesse país. Vocês sabem quanto custa um cabo eleitoral. Vocês sabem quanto custa um vereador”.
Lula ainda ressaltou que o PT precisa se fortalecer socialmente e ampliar o diálogo com diferentes segmentos do eleitorado.
“É o partido que tem que ser forte, não é o Lula. O Lula é uma pessoa física, vocês são uma pessoa jurídica que não pode acabar”, disse.
Segundo ele, a legenda precisa intensificar a presença nas periferias e se aproximar do público evangélico, lembrando que muitos desses eleitores recebem benefícios do governo federal.
E defendeu a construção de alianças: “Temos que tratar de fazer as alianças necessárias para a gente ganhar as eleições. Um acordo político é uma coisa tática para a gente poder governar esse país. E estamos mais sabidos, muito mais preparados”.
Compareceram ao ato o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o senador Jaques Wagner; o presidente da sigla, Edinho Silva, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, governadores e parlamentares eleitos da sigla e também de partidos aliados como PSB e PSOL e movimentos sociais.

Descrição Jornalista
Botafogo renova contrato de duas promessas e põe multas milionárias
26/03/2026 08:00
A vice dos sonhos de Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho
26/03/2026 07:34
Governo do RN lança edital do Programa “RN+ Esporte e Lazer” 2026
26/03/2026 05:47
02/03/2026 06:21 261 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 231 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 224 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 219 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 213 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 207 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 203 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 188 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 183 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 182 visualizações