FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Política 24/01/2026 10:54

“Fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela”, diz Lula

“Fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e afirmou que fica “toda noite indignado” com o episódio.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (23/1), durante discurso no encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador.\

“Eu sinceramente, eu fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela. Eu não consigo acreditar. O Maduro sabia que tinha 15 mil soldados americanos no mar do Caribe. Ele sabia que todo dia tinha uma ameaça. Os caras entraram à noite na Venezuela, vão no forte, um quartel onde mora o Maduro e leva o Maduro embora. E ninguém soube que o maduro foi embora”, disse.

O petista ainda questionou a “falta de respeito à integridade territorial” da Venezuela e disse que esse tipo de ação não condiz com a realidade da América do Sul.

“Como é possível a falta de respeito à integridade territorial de um país? Não existe isso na América do Sul. A América do Sul é um território de paz, a gente não tem armas nucleares, a gente não tem bomba atômica”, afirmou.

Captura e acusações contra Nicolás Maduro

  • Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados em 3 de janeiro por forças norte-americanas e levados a Nova York, onde respondem a processos judiciais.
  • Segundo a denúncia apresentada pelas autoridades americanas, Maduro teria liderado por mais de duas décadas uma organização criminosa dentro do Estado venezuelano voltada ao envio de cocaína para os EUA.
  • Donald Trump recuou sobre tal acusação contra o chavista.
  • As acusações incluem narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas que variam de 20 anos de prisão a prisão perpétua.
  • Maduro nega todas as acusações e afirma ser inocente.
“Fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela”, diz Lula - destaque galeria
Não é a primeira vez que Lula sai em defesa da Venezuela. No dia em que ocorreu a ação militar norte-americana, o presidente se manifestou afirmando que os bombardeios em território venezuelano e a captura de Nicolás Maduro ultrapassaram “uma linha inaceitável”.

Segundo Lula, ações desse tipo criam um precedente perigoso para a comunidade internacional. Ele afirmou ainda que atacar países em violação ao direito internacional abre caminho para um cenário de violência, instabilidade e enfraquecimento do multilateralismo.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, destacou Lula.

Deu em Metrópoles
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista