FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Futebol 19/01/2026 12:13

Veloz, habilidoso e temperamental: conheça Enso González, alvo do Botafogo

Veloz, habilidoso e temperamental: conheça Enso González, alvo do Botafogo

O Botafogo abriu negociações com o Wolverhampton para tentar contratar Enso González, atacante de 20 anos.

O clube carioca propôs um empréstimo com opção de compra pelo ponta, tratado como promessa do futebol do Paraguai.

ge buscou jornalistas paraguaios para traçar um perfil de Enso González, descrito como uma forte opção de velocidade — principalmente pelo lado esquerdo, onde costuma atuar com maior frequência — e de participações em gols.

— Sua principal característica é a velocidade com a bola. Desequilibra, tem bom drible e ótima finalização. Pisa muito na área rival e tem um bom chute de média distância. Gosta de cair da esquerda para o meio e buscar o chute. É um jogador que encara (a defesa rival), um prodígio. (…) Jogando de ponta esquerda (no Libertad) o comparavam com Julio Enciso, e não estava longe de ser parecido — disse Gabriel Luraghi, da rádio 1º de Marzo, acrescentando:

Enso González em Wolverhampton x West Ham na Premier League 2 — Foto: Cameron Smith - WWFC/Wolves via Getty Images

Enso González em Wolverhampton x West Ham na Premier League 2 — Foto: Cameron Smith – WWFC/Wolves via Getty Images

— Na minha opinião, é um dos poucos que pode “se meter” na lista definitiva do Paraguai para a Copa do Mundo se tiver regularidade. Qualidade ele tem de sobra.

O aspecto emocional, no entanto, é descrito como algo que Enso González ainda precisa trabalhar. Outro ponto possivelmente negativo é o comportamento defensivo.

— É um jogador muito temperamental, e isso joga contra ele. Foi expulso em uma partida importante no Mundial sub-20. Na parte defensiva também (precisa melhorar), não é um jogador que gosta de recuar muito — opinou Gabriel Luraghi.

Enso González em Wolverhampton x Brentford — Foto: Malcolm Couzens/Getty Images

Enso González em Wolverhampton x Brentford — Foto: Malcolm Couzens/Getty Images

— Tem muita técnica e (participações em) gols. Sua fraqueza é que é pequeno, mas compensa com muita determinação e um bom jogo — opinou Rúben Sosa, da Vs Sports e da rádio Universo 970.

— Talvez não seja muito alto (1,69m), mas tem habilidade para se desvencilhar da marcação de rivais. Pode jogar como meia-atacante ou segundo atacante — disse Diego Irrazabal, comentarista da Tigo Sports.

Enso González tem uma única partida pelo time principal do Wolverhampton, sendo utilizado com maior frequência na equipe sub-21. Nas Olimpíadas de Paris, em 2024, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito que o afastou dos gramados por cerca de nove meses.

Enso González após ser expulso em Coreia do Sul x Paraguai, no Mundial sub-20 — Foto: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

Enso González após ser expulso em Coreia do Sul x Paraguai, no Mundial sub-20 — Foto: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images

— Quando se recuperou de sua lesão há alguns meses, foi convocado pela seleção sub-20 para jogar o Mundial da categoria. Fez um lindo gol (contra o Panamá), foi uma das principais figuras. Ao voltar para a Inglaterra, continuou com o sub-21 (do Wolverhampton), com o técnico planejando reintegrá-lo gradualmente. Há algumas semanas, foi relacionado contra West Ham, Manchester United e Liverpool, mas não entrou. Acho que foi uma adaptação difícil, voltar a ter confiança do treinador, mas acredito que não teve chances pela situação delicada dos Wolves, que estão em último — completou Lurarghi.

Botafogo volta a campo neste domingo, às 20h30 (de Brasília), para enfrentar o Sampaio Corrêa pela segunda rodada do Campeonato Carioca. O time será comandado por Rodrigo Bellão, sem nomes do elenco principal, aproveitando a base do sub-20.

Deu em GE
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista