Judiciário 23/12/2025 14:18
Crusoé: Desculpa da Magnitsky não ajuda Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) tirou da cartola uma desculpa para justificar suas visitas ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Mas sua desculpa não vai ajudá-lo muito.
Segundo reportagem de O Globo de segunda, 22, Moraes conversou com Galípolo ao menos três vezes por telefone, e uma presencialmente. Moraes queria saber sobre o andamento da operação “de venda do Master para o BRB e, em julho deste ano, pediu que o presidente do BC fosse ao seu encontro“.
Moraes, ainda segundo O Globo, “disse que gostava de [Daniel] Vorcaro” e que “o Master era combatido por estar tomando espaço dos grandes bancos“. O ministro do STF pediu, ainda, que o BC aprovasse o negócio com o BRB.
A justificativa de Moraes, divulgada nesta terça, 23, traz a seguinte mensagem: “O ministro Alexandre de Moraes esclarece que, em virtude da aplicação da Lei Magnistiky, recebeu para reuniões o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil, o presidente e o vice-presidente jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de reunião conjunta com os presidentes da Confederação Nacional das Instituições Financeira, da FEBRABAN, do BTG e os vice-presidentes do Santander e Itaú. Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito“.
Em primeiro lugar, a nota de Moraes confirma que o juiz encontrou-se com Galípolo, o que referenda, ainda que parcialmente, a reportagem de O Globo.
Segundo: ao arrumar essa desculpa, Moraes afirma de maneira descarada que movimentou oito integrantes do primeiro escalão de Brasília e do setor privado em causa própria.
As sanções do governo americano via Lei Magnitsky afetavam Moraes como pessoa física.
Não foi uma medida contra o STF ou contra o Brasil, que exigisse uma resposta institucional.
Para conseguir esses encontros, Moraes, obviamente, usou de seu cargo.
Não é qualquer um que, no Brasil,…
Deu em Crusoé

Descrição Jornalista
Flávio tem 46,4% e Lula 46,2% no 2º turno, indica AtlasIntel
10/09/2026 18:12
CNC lança “Manifesto pela Segurança Jurídica”
10/09/2026 16:13
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 155 visualizações
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 154 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 154 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 149 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 141 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 140 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 140 visualizações
01/09/2026 06:17 139 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 137 visualizações