Eleições 21/12/2025 10:53
Lula promete “uma surra” nas urnas nas próximas eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 19, que a direita será derrotada nas eleições de 2026. Durante um evento com catadores de materiais recicláveis, em São Paulo, o petista usou tom enfático ao projetar o próximo pleito presidencial.
“Vamos dar uma surra em quem achar que a extrema direita vai voltar a governar este país”, declarou Lula, ao comentar o cenário político e as movimentações de seus adversários.
Segundo o presidente, a resposta às apostas da direita não virá apenas no discurso, mas principalmente na comparação entre gestões. Ele disse que a disputa será baseada em políticas públicas e indicadores sociais. “Quero comparar o que eles fizeram neste país com o que nós fizemos”, afirmou.
Ao longo do discurso, Lula voltou a defender a democracia e a criticar grupos que questionam o sistema eleitoral ou relativizam ataques às instituições. Ao mencionar os atos de 8 de janeiro de 2023, o presidente afirmou que o país não pode admitir a repetição de práticas autoritárias nem a normalização de discursos antidemocráticos.
Lula destacou ainda sua trajetória política e disse que sempre respeitou os resultados das urnas, inclusive quando foi derrotado. Para ele, a alternância de poder deve ocorrer exclusivamente pelo voto, sem atalhos ou rupturas institucionais.
O presidente também aproveitou o evento para se posicionar contra propostas que tramitam no Congresso Nacional e que tratam da redução de penas para condenados por envolvimento em atos considerados atentatórios à ordem democrática.
Segundo Lula, iniciativas desse tipo enfraquecem a responsabilização e podem estimular a repetição de ataques às instituições. Para o petista, a punição é parte essencial da preservação do Estado democrático de direito.
Na parte final da fala, Lula destacou ações de sua gestão em áreas como combate à pobreza, políticas sociais, saúde e educação. Ele afirmou que esses resultados serão o principal argumento político do governo na próxima disputa presidencial.
O presidente reforçou que pretende apresentar números e impactos concretos das políticas públicas como forma de convencer o eleitorado.
Em outro discurso feito nesta semana, Lula relembrou disputas eleitorais contra o PSDB e comparou aquele período com o que chamou de radicalização atual da direita. Segundo ele, apesar das disputas duras, havia um ambiente menos hostil.
“Éramos todos amigos”, disse Lula ao se referir ao passado, em contraste com o cenário político atual.
As declarações repercutiram nas redes sociais e geraram críticas. Parte dos usuários interpretou a fala como um reconhecimento implícito de que o PSDB teria sido, na prática, um aliado histórico, ainda que formalmente adversário.

Descrição Jornalista
Vírus bancário ataca celulares e sequestra Pix em tempo real
27/04/2026 05:15
Prefeito é cassado por irregularidades em obra de estátua de Cristo
26/04/2026 12:01
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 280 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 253 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 245 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 239 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 235 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 230 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 229 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 212 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 200 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 187 visualizações