Velório de Aluizinho acontecerá a partir das 16h deste sábado; relembre legado do empresário - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Mortes 27/09/2025 15:01

Velório de Aluizinho acontecerá a partir das 16h deste sábado; relembre legado do empresário

Velório de Aluizinho acontecerá a partir das 16h deste sábado; relembre legado do empresário

Faleceu neste sábado (27) o empresário Aluízio Alves Filho, aos 80 anos. Ele faleceu em Natal.

A causa da morte não foi divulgada. Aluizinho era filho do ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves (1921-2006), e acumulou ampla trajetória na comunicação potiguar. O velório neste sábado (27) começa às 16h, no Morada da Paz, em Emaús, 18h será celebrada a missa de corpo presente e 19h o sepultamento.

Aluízio Filho era o primogênito dos quatro filhos do ex-governador Aluízio Alves e Dona Ivone Lyra: Irmão de Henrique Eduardo Alves, Ana Catarina e Henrique José. Deixa o filho Aluízio Neto e dois netos.

Durante sua trajetória na comunicação, foi presidente da TRIBUNA DO NORTE, TV Cabugi e das rádios no Estado.

Ainda durante sua trajetória, Aluizinho, como era conhecido, também se destacou na coordenação de projetos de memória e homenagens a Aluízio Alves, como o memorial, a edição de livros e revistas que preservaram a trajetória de um dos maiores nomes da política potiguar. Foi autor de dois livros: “Repensando o tempo, enfrentando a saudade e a vida” e “As Lições que Aprendi com Ele”, ambos sobre o ex-ministro Aluízio Alves.

“É com imensa tristeza que comunico aos amigos o falecimento do meu querido irmão Aluízio Alves Filho ocorrido na manhã deste sábado em sua residência. Assim que tivermos horário sobre o velório e sepultamento, avisaremos”, disse o ex-ministro Henrique Eduardo Alves.

Amigos e colegas de Aluízio Alves Filho manifestaram suas condolências e enalteceram o legado do empresário para a comunicação do Rio Grande do Norte.

O colunista Alex Medeiros, disse que Aluizinho foi durante as décadas de 1990 e 2000 uma “espécie de dínamo na condução dos negócios de comunicação fundados pelo pai”. Alex conviveu diretamente com Aluízio Filho e disse que a “não era nada difícil conviver com Aluizio Alves Filho e gostar dele. É uma grande perda para seus familiares e amigos”, apontou.

“O modelo corpulento e o vozeirão de barítono impunha uma intrepidez e firmeza nas reuniões do sistema, mas que sumiam no trato amistoso e até carinhoso nas suas relações sociais e pessoais”, comenta.

Legado

Segundo o jornalista e colunista Vicente Serejo, que participou dos dois livros lançados por Aluízio Filho em memória de Aluízio Alves, Aluizinho prestou um grande serviço na divulgação da vida política do pai. Ele cita ainda a articulação de Aluizinho na viabilização do Memorial Aluízio Alves, em Natal.

“Aluízio Alves nasceu com a capacidade de falar bem, escrever, liderar e reunir multidões. O Governo de Aluízio em 60 é uma revolução para o RN. A importância de Aluízio, portanto, foi honrada por Aluizinho com o fato de fazer essas duas publicações e preservar a memória dele”, disse.

Quem também lamentou a partida de Aluízio Alves Filho foi o jornalista Osni Damásio, que trabalhou na TV Cabugi como chefe de reportagem e editor do Bom dia Rio Grande do Norte.

“Tive a oportunidade de trabalhar 13 anos na TV Cabugi. Na época, o diretor era Francisco Alves, sendo sucedido anos depois por Aluízio Alves Filho. Aluizinho, como era mais conhecido, sempre manteve um bom relacionamento com a redação. Muito receptivo às ideias que a gente sugeria em favor de melhoria para o jornalismo da TV. O interessante é que ele nunca teve a postura de patrão. Tínhamos ele como uma pessoa simples, aberta ao diálogo, amigo de todos. Que Deus o receba de braços abertos e fica aqui nosso conforto para os familiares”, escreveu Damásio.

O jornalista Ricardo Rosado também lamentou a partida de Aluízio Filho.

“Lamentar demais a perda. Era uma uma pessoa que tinha uma trajetória na comunicação do Estado, dirigiu a Cabugi. E era uma pessoa de boa conversa, bom trato, nas vezes que nos falamos sempre foi muito agradável. Ele lutou muito para preservar o líder político que foi o pai dele”, disse.

O superintendente do Sistema TRIBUNA, Fernando Fernandes, lamentou o falecimento de Aluízio Alves Filho, primogênito do fundador deste jornal, Aluízio Alves. “Lamento a perda do filho do fundador da Tribuna do Norte e externo meus sentimentos aos familiares e amigos de Aluizinho”.

Em nota, a Intertv Cabugi lamentou o falecimento do ex-diretor da emissora e nome de destaque na comunicação potiguar.

“Aos 80 anos, deixa uma trajetória marcada pelo jornalismo e pelo compromisso com a informação. Neste momento de despedida, a Inter TV Cabugi se une em solidariedade a familiares, amigos e a todos que sentem sua perda”, apontou.

Deu em Tribuna do Norte
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista