FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – CARNAVAL – 2901 A 2702

Tecnologia 27/09/2025 17:02

Por que a Apple orienta os usuários de iPhone a não utilizarem o Google Chrome?

Por que a Apple orienta os usuários de iPhone a não utilizarem o Google Chrome?

O alerta da Apple é claro: pare de usar o Google Chrome .

O navegador mais popular do mundo é tão dominante em celulares quanto em PCs. E agora está crescendo, roubando participação de mercado da Apple. Mas a Apple está reagindo.

“Mude para um navegador que proteja sua privacidade”, diz a Apple .

“O Safari inclui recursos de última geração que protegem você contra rastreamento entre sites, ocultam seu endereço IP de rastreadores conhecidos e muito mais. Ao contrário do Chrome, o Safari realmente ajuda a proteger sua privacidade.”

A Microsoft está fazendo o mesmo, alertando os usuários do Windows para que parem de usar o Chrome , interrompendo instalações com anúncios do Edge e promovendo sua alternativa de “navegação segura” como “a mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft”.

Mas, quando se trata de participação de mercado, o Edge é um concorrente à parte. O mesmo não acontece com o Safari, o padrão na maioria — mas não em todos — os iPhones.

E a Apple vai além. Há uma lista de verificação: Safari versus Chrome.

Ela abrange cookies de rastreamento, rastreadores de URL, mascaramento de IP, proteção contra extensões maliciosas e bloqueio de rastreadores conhecidos.

O Safari recebe todas as marcas, o Chrome não recebe nenhuma. Novamente, é o mesmo manual da Microsoft, que tem sua própria lista de verificação Edge versus Chrome.

O que não está na lista de verificação da Apple é a impressão digital.

O rastreamento secreto de dispositivos que o Google trouxe de volta à vida este ano, após proibi-lo por questões de privacidade. Não há como desativar esse rastreamento silencioso, que reúne várias características do dispositivo em uma impressão digital única para rastreá-lo pela internet.

Isso envia dados inúteis para rastreadores de impressão digital quando detectados, dificultando a identificação do seu próprio dispositivo e a separação do joio do trigo. Isso funciona no Safari, mas se você usa o Chrome no seu iPhone, não estará protegido da mesma forma.

No ano passado, a Apple parodiou o fracassado FLoC (aprendizado federado de coortes — sua primeira iniciativa Privacy Sandbox) do Google com “ Flock ”, uma brincadeira com “ Os Pássaros ” , de Hitchcock .

O vídeo mostrava o Safari mantendo os usuários protegidos de outros navegadores que rastreiam seus telefones.

A Apple não mencionou o Chrome em seu vídeo “Flock”. Não precisava. Juntos, o Chrome e o Safari controlam 90% do mercado de navegadores para dispositivos móveis . Nada mais importa — ainda. Mas o Chrome é mencionado no site da Apple, neste ataque claro.

Apesar do alerta da Microsoft aos usuários do Windows e da Apple aos usuários do iPhone, o Chrome está crescendo.

Os usuários não se intimidam.

Isso é um problema para a Apple, já que o mercado de navegadores se torna o mais recente a se preparar para a disrupção da IA.

Mas a fabricante do iPhone está aumentando a aposta constantemente, redobrando seus alertas, mesmo que isso ainda não esteja funcionando.

Deu em Forbes

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista

🔝 Top 10 mais lidas do mês