Água 27/09/2025 05:18
Adutora Apodi-Mossoró opera de forma experimental e amplia segurança hídrica em Mossoró

A obra será fundamental para receber a produção da adutora Apodi-Mossoró, atualmente em fase de testes, e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.
Com investimento de R$ 82 milhões, a adutora Apodi-Mossoró já opera de forma experimental no trecho de 63 km entre o Sítio Carrasco, em Apodi, e Mossoró, com tubulações instaladas ao longo da BR-405.
Em plena operação, o sistema fornecerá 1,1 milhão de litros por hora, garantindo maior estabilidade no abastecimento e reduzindo a dependência de poços. O município de Governador Dix-Sept Rosado já está sendo atendido pela nova estrutura.
Bem estar e Cidadania
Ao lado do diretor da Caern, Sérgio Rodrigues, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da obra:
“Estamos caminhando para a conclusão dessa ação fundamental e importantíssima para a segurança hídrica do nosso povo. Desde que chegamos ao Governo do Estado, temos feito investimentos muito importantes para o abastecimento de água em Mossoró. Primeiro, com a perfuração de poços, onde investimos mais de 20 milhões de reais. E agora, com a adutora, um investimento em torno de 82 milhões. É trazer infraestrutura hídrica para garantir bem-estar e cidadania para as pessoas. E ao mesmo tempo contribuir para que possamos avançar ainda mais no desenvolvimento econômico e social deste grande município”.
O gestor da Caern afirmou que o abastecimento contemplará a necessidade hídrica da população mossoroense.
“A qualidade da água é excelente. Foram perfurados sete poços, cada um com vazão de aproximadamente 200 metros cúbicos por hora, totalizando 1.400 metros cúbicos por hora chegando a Mossoró. Trata-se de uma água de alta qualidade, praticamente uma água mineral. Essa vazão é mais do que suficiente para atender à população de Mossoró, que hoje conta com cerca de 260 mil habitantes. Mesmo em períodos de escassez hídrica, o abastecimento estará garantido”.
Investimentos
Além da adutora, o Governo do RN, por meio da Caern, tem realizado uma série de investimentos para ampliar o abastecimento de água em Mossoró.
Entre as ações está a inauguração, em 2025, do Centro de Controle Operacional, que permite o monitoramento em tempo real de reservatórios, pressão da rede e de falhas nos equipamentos, garantindo mais eficiência na gestão do sistema.
Também foram perfurados e ativados dois novos poços estratégicos: o Poço 6A, no bairro Nova Betânia, com vazão de 200 mil litros por hora, beneficiando também os bairros Aeroporto e parte do Boa Vista; e o Poço 33, no bairro Rincão, com vazão de 150 mil litros por hora, ampliando a oferta de água para os bairros Pintos e Costa e Silva.
Esgotamento sanitário
Na área do esgotamento sanitário, o Governo do Estado destinou R$ 3 milhões para a execução de 300 novas ligações às margens do Rio Mossoró, beneficiando os bairros Paredões, Alto da Conceição, Barrocas e Santo Antônio.

Descrição Jornalista
536 d.C.: o ano mais sombrio da história matou milhões de pessoas
31/01/2026 19:09
Etiqueta da academia: 4 coisas que irritam todo mundo
31/01/2026 17:25
4 alimentos que diminuem a ‘compulsão’ por doces
31/01/2026 16:44