82% dos consumidores já foram alvo de fraude digital, e o maior perigo está nas redes sociais - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Golpes 24/09/2025 17:54

82% dos consumidores já foram alvo de fraude digital, e o maior perigo está nas redes sociais

82% dos consumidores já foram alvo de fraude digital, e o maior perigo está nas redes sociais

A confiança do consumidor brasileiro no ambiente digital está em xeque. Um novo estudo da Branddi, empresa especializada em proteção de marcas, revela que sete em cada dez brasileiros já desistiram de realizar uma compra online por medo de cair em golpes.

A pesquisa, que entrevistou 500 consumidores em todo o país, aponta que as redes sociais, em particular Facebook e Instagram, são os principais focos de desconfiança e tentativas de fraude.

A pesquisa indica que 82% dos entrevistados já se depararam com alguma tentativa de fraude digital. Desses casos, a maioria (45%) envolveu anúncios falsos, enquanto 28% relataram ter encontrado perfis falsos nas plataformas.

A facilidade com que criminosos criam e publicam anúncios, replicando campanhas de marcas conhecidas com preços muito abaixo do mercado, é apontada como a principal razão para o problema.

O objetivo, segundo o CEO da Branddi, Diego Daminelli, é simples: fazer o cliente realizar a compra e nunca receber o produto.

Daminelli reforça que a popularidade das redes sociais, que as tornou ambientes essenciais para estratégias de marketing, também as transformou em alvos preferenciais para golpistas.

“Os dados mostram que a confiança do consumidor está sob ataque. Blindar a marca contra usos indevidos e golpes digitais deixou de ser apenas uma opção, é uma questão de sobrevivência no ambiente digital brasileiro”, afirma.

O estudo revela que, entre os golpes mais comuns, além dos anúncios e perfis falsos, os sites falsos (13%) e os perfis clonados (6,3%) também se destacam, mas são superados pela frequência das fraudes em mídias sociais.

A Branddi ressalta a urgência de que as empresas reforcem suas ações preventivas para proteger tanto a reputação da marca quanto a segurança de seus clientes.

Deu em Forbes

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista