Anistia 21/09/2025 10:49
Ciro Nogueira muda de posição e passa a defender redução de penas em vez de anistia

A polêmica em torno das punições aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 ganhou novo capítulo após a manifestação do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Ex-ministro da Casa Civil e presidente nacional do Progressistas, ele defendeu a redução das penas já aplicadas em vez da anistia total, bandeira até então levantada pela direita.
A mudança de discurso ficou evidente em um vídeo publicado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto que tramita na Câmara dos Deputados.
Ao lado do parlamentar, Nogueira afirmou que a saída política poderia vir de um texto que diminua as condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Até pouco tempo atrás, Ciro era um dos defensores mais firmes da anistia ampla, geral e irrestrita para investigados e condenados. Porém, durante encontro promovido por Paulinho da Força, com participação do ex-presidente Michel Temer e do deputado Aécio Neves (PSDB), o senador sinalizou nova estratégia.
“Vim falar um pouco do que a gente está pensando: um projeto que possa anistiar as pessoas… não é bem anistiar, mas diminuir a pena das pessoas”, declarou Nogueira no vídeo, divulgado na quinta-feira (18).
A mudança de tom é interpretada como uma adaptação diante da dificuldade em construir maioria parlamentar para aprovar uma anistia total.
A proposta da chamada “dosimetria” abre espaço para reduzir penas de centenas de condenados e de investigados ainda sem julgamento.
O debate deve seguir no centro das articulações políticas, já que pode ter impacto direto no futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados próximos.

Descrição Jornalista
Lula abre ano eleitoral com menor vantagem dos últimos 16 anos
01/02/2026 11:08
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
01/02/2026 10:39
PoderData: 8 em cada 10 brasileiros desconfiam da polícia
01/02/2026 10:00