Otan alerta que mísseis russos podem atingir Londres em minutos - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Guerras 15/09/2025 09:45

Otan alerta que mísseis russos podem atingir Londres em minutos

Otan alerta que mísseis russos podem atingir Londres em minutos

O secretário-geral da Otan, o holandês Mark Rutte, afirmou nesta sexta-feira (12) que a nova geração de mísseis desenvolvidos pela Rússia representa ameaça direta a toda a , incluindo capitais distantes como Londres.

Segundo ele, esses armamentos hipersônicos poderiam alcançar o Reino Unido em poucos minutos.

“Demorarão de 5 a 10 minutos a mais para atingir  ou Londres do que para chegar a Tallin ou Vilnius”, disse Rutte, durante a apresentação de um plano emergencial da aliança militar.

Ele destacou que a distância geográfica já não é uma barreira eficaz contra os avanços bélicos russos.

Os mísseis que preocupam a Europa

O secretário-geral não especificou o modelo em questão, mas a Rússia testou em 2024 os chamados Orenshiks, capazes de viajar a uma velocidade dez vezes superior à do som.

Segundo o presidente Vladimir , tais mísseis são impossíveis de interceptar pelos atuais sistemas de defesa aérea e antimísseis instalados na Europa pelos Estados Unidos.

Além disso, os Orenshiks podem transportar ogivas nucleares, ampliando o risco estratégico. Putin chegou a afirmar que o armamento pode atingir qualquer alvo no território europeu.

Operação Sentinela Oriental

A crescente tensão também envolve drones russos que violaram o espaço aéreo da Polônia, outro membro da Otan. As aeronaves foram abatidas, mas o episódio acendeu novo sinal de alerta no bloco.

Em resposta, a aliança lançou a Operação Sentinela Oriental, destinada a reforçar a proteção dos países do leste europeu.
“Não podemos ter drones russos entrando no espaço aéreo dos aliados”, disse Rutte, ao lado do general norte-americano Alexus Grynkewich, comandante supremo da Força Aérea da Otan.

Contexto histórico

Criada em 1949, no início da Guerra Fria, a Otan surgiu como aliança militar de defesa mútua contra a União Soviética. Hoje, liderada pelos Estados Unidos, a organização reúne países da Europa e da América do Norte e mantém rivalidade direta com Moscou em diferentes áreas de influência.

As informações são da Revista Oeste.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista