Sistema FIERN marca presença na Expofruit 2025, maior evento de fruticultura da América Latina - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Indústria 22/08/2025 09:04

Sistema FIERN marca presença na Expofruit 2025, maior evento de fruticultura da América Latina

O Sistema Indústria do Rio Grande do Norte marcou presença na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2025.

O vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa (SINECIM-RN), Marcelo Rosado, representou a Federação das Indústrias na abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (20.08), na Estação das Artes, no centro de Mossoró. O evento também conta com um espaço de apresentação dos serviços oferecidos pelo Sistema FIERN — SESI, SENAI, IEL e FIERN.

Além de debates técnicos, a Expofruit deve facilitar negócios e parcerias, com expectativa de movimentar cerca de R$ 90 milhões.

A feira conta com exposições de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura, totalmente aberta ao público, em uma área total de 17 mil metros quadrados, mais de 300 estandes e 210 empresas participantes.

“O Sistema FIERN está participando com sua atuação do SESI, SENAI e IEL, que certamente fortalecem a cadeia produtiva da fruticultura”, afirma Rosado.

Marcelo Rosado, vice-presidente da FIERN e presidente do SINECIM-RN – Foto: Shirley Queiroz

Ele destaca a importância do evento e da fruticultura para o estado. “É importante participar desse momento de abertura de mercados, em que a Expofruit promove relações junto a 16 países e celebra um momento de crescimento do setor, que faz a economia girar e gerar empregos qualificados”, completa o vice-presidente da FIERN.

SESI-RN participa da programação técnica da feira

A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, participou da programação técnica da Expofruit 2025, realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e apresentou soluções para promover a produtividade sustentável e competitividade no setor industrial, nesta quarta-feira (20.08).

Em sua fala, ela destacou que saúde, segurança e qualificação de trabalhadores são fatores estratégicos para o crescimento das empresas.

Danielle Mafra apresentou Indústria Mais Segura durante a palestra – Foto: Shirley Queiroz

Durante a apresentação, Danielle enfatizou que “um colaborador adoecido ou inseguro impacta diretamente a produtividade geral” e lembrou que os custos com afastamentos superam os investimentos em promoção da saúde.

Neste contexto, ela reforçou a importância de ações contínuas de capacitação e bem-estar, associadas à governança de processos e ao uso de tecnologias modernas, como base para o aumento da competitividade da indústria potiguar.

A apresentação destacou ainda o projeto Indústria Mais Segura, iniciativa inédita no que atende especialmente micro e pequenas indústrias, fruto de uma parceria do IEL-RN e Sebrae-RN, com execução do SESI-RN.

O programa é subsidiado em 90% do valor total e tem como foco a regularização das empresas e o aumento da produtividade, por meio de diagnósticos, acompanhamento especializado e certificação com selo de conformidade. “A conta da desconformidade sempre chega mais pesada que o valor da prevenção”, ressaltou a superintendente.

Entre os benefícios do Indústria Mais Segura estão a redução de acidentes e afastamentos, a adequação às normas regulamentadoras, incluindo fatores psicossociais, e a prevenção de multas trabalhistas. Danielle concluiu destacando que investir em saúde e segurança é também investir em confiança, competitividade e futuro sustentável para a indústria.

Stand apresentou soluções do Sistema FIERN durante a feira – Foto: Shirley Queiroz

Programação

A programação da Expofruit inclui o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva, com palestras sobre exportação, ESG e produção sustentável, além de mesas redondas e seminários técnicos.

No último dia de evento, sexta-feira (22), pela manhã o foco será a Pesquisa sobre o Semiárido com pesquisadores da Ufersa que apresentarão estudos com frutíferas na Ufersa como umbu-cajazeira, serigueleiras, pinheira, pitaya, maracujazeiro e cajueiro, sobre contribuições para a pós-colheita, polinização e o uso de remineralizador na fruticultura.

A programação ainda terá com cursos, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas com várias temáticas.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista