Política 21/08/2025 10:19
Paulo Figueiredo afirma que EUA cassaram vistos de Lewandowski e Pacheco

O comentarista político Paulo Figueiredo afirmou à colunista Mariana Sanches, do UOL, nesta quarta-feira, que o Departamento de Estado dos Estados Unidos cassou os vistos do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo Figueiredo, a medida foi tomada sob orientação direta da Casa Branca.
A assessoria de Ricardo Lewandowski informou que o ministro não recebeu qualquer notificação oficial do governo norte-americano.
Já o senador Rodrigo Pacheco não se manifestou até o momento. O espaço para resposta continua aberto.
Lewandowski e Pacheco já haviam sido incluídos em listas elaboradas por Figueiredo e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que lideram uma ofensiva bolsonarista nos Estados Unidos.
O ex-ministro do STF teve participação ativa em julgamentos contrários a Jair Bolsonaro e, posteriormente, passou a integrar o governo Lula como titular da Justiça.
Durante sua presidência no Congresso, Rodrigo Pacheco foi alvo de críticas da base bolsonarista por recusar-se a dar andamento a pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal.
Por questões de privacidade, o governo americano não costuma divulgar os nomes de cidadãos estrangeiros que têm seus vistos cancelados. A exceção mais recente foi o caso do ministro Alexandre de Moraes, cuja punição foi publicamente confirmada pelo Departamento de Estado.
Outros ministros do STF, contudo, não tiveram seus nomes oficialmente mencionados, apesar de rumores e especulações.

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 219 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 176 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 172 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 172 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 171 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 168 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 147 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 146 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 145 visualizações