Pesca 19/08/2025 05:34
Após 15 anos, Terminal Pesqueiro de Natal é leiloado na B3

A empresa Turc Operações Marítimas, atuante na área de engenharia e manutenção naval no Rio Grande do Norte, foi a vencedora do leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal realizado pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura, na bolsa de valores B3 em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (18).
A proposta da empresa foi a única habilitada no certame, e a companhia será responsável, por 20 anos, pela administração, revitalização e modernização necessárias à estrutura do terminal.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, celebrou a notícia como um marco para o desenvolvimento do estado. “Começando a semana com uma excelente notícia. O Terminal Pesqueiro de Natal foi leiloado com sucesso. Obrigada, Presidente Lula! Obrigada, Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Temos agora a possibilidade de vê-lo em operação, gerando emprego e renda para o Rio Grande do Norte”, disse a governadora.
O Terminal Pesqueiro de Natal é de fundamental importância para a atividade no Rio Grande do Norte, tanto da pesca artesanal quanto industrial, principalmente visando atender à pesca do atum e às atividades da aquicultura, principais produtos da cesta de exportação local.
O secretário da SAPE, Guilherme Saldanha, representando o Governo do Rio Grande do Norte, destaca a importância para o desenvolvimento do setor com o funcionamento do Terminal Pesqueiro Público de Natal, instalado às margens do Rio Potengi.
“Um dia histórico e muito importante para o estado do Rio Grande do Norte. Nós que somos um dos maiores exportadores de atum do Brasil, que temos 340 km de costa, que envolvem não somente a pesca industrial, mas também a pesca artesanal bastante distribuída em todo o litoral; nós que somos o segundo maior produtor de camarão em cativeiro no país, depois de 15 anos, ver a possibilidade de o Terminal Pesqueiro Público, agora com a iniciativa privada, entrar em operação, é um marco histórico e um dia a ser celebrado. O leilão foi positivo”, afirmou Guilherme Saldanha, acrescentando que a expectativa é de crescimento ainda maior nessa atividade.
“Que retomemos as exportações para o mercado europeu, que abramos o mercado chinês, o que será importante para o crescimento sustentável desta atividade. Estão de parabéns toda a indústria pesqueira e a pesca artesanal do Rio Grande do Norte”, detalhou ele.
Localizado no bairro da Ribeira, nas proximidades do Porto de Natal, a estrutura do Terminal Pesqueiro ocupa um terreno de 13.500 metros quadrados, com área construída de 4.800 m². O terminal começou a ser construído em 2009, mas teve a obra interrompida quando estava com 95% da estrutura já executada em 2010 e não chegou a entrar em operação.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Crusoé: Todas as contradições de Viviane Moraes
10/03/2026 10:22
02/03/2026 06:21 162 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 152 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 149 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 132 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 131 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 125 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 117 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 114 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 113 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 105 visualizações