Ministros do STF estariam “apavorados” com possibilidade de sanções via Lei Magnitsky, afirma político - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Judiciário 11/08/2025 09:17

Ministros do STF estariam “apavorados” com possibilidade de sanções via Lei Magnitsky, afirma político

Ministros do STF estariam “apavorados” com possibilidade de sanções via Lei Magnitsky, afirma político

Um político influente, com décadas de atuação no Parlamento e acesso direto a  do  Tribunal Federal (STF), afirmou que há grande apreensão entre os magistrados sobre a possibilidade de serem enquadrados na Lei Magnitsky.

A legislação — adotada por países como os  — permite a aplicação de  contra indivíduos acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção, incluindo bloqueio de bens e restrições de visto.
As informações são do Lauro Jardim de O Globo.

Segundo o parlamentar, a simples perspectiva de sofrer esse tipo de medida já gera preocupação nos ministros:

“Imagine só isso acontecer no estágio de vida deles. Ninguém quer uma coisa dessas.”

Contexto da preocupação

Lei Magnitsky Global foi incorporada à legislação norte-americana em 2016 e desde então vem sendo utilizada para punir autoridades estrangeiras acusadas de abusos, mesmo que os fatos não tenham ocorrido em território dos EUA.

Nos últimos meses, setores políticos e da sociedade civil no  têm defendido que magistrados e autoridades nacionais possam ser alvo desse tipo de sanção internacional, caso sejam apontados como responsáveis por violações de direitos fundamentais.

Essa possibilidade, segundo o político ouvido, teria elevado a tensão nos bastidores do STF, especialmente diante de críticas sobre decisões consideradas autoritárias por parte de alguns ministros.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista