Governo do Estado 24/07/2025 12:48
Governo do Estado reforça compromisso com o artesanato potiguar na 40ª edição da FAMUSE

A governadora Fátima Bezerra participou, na noite de quarta-feira (23), da abertura oficial da 40ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE), em Caicó, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a valorização da cultura popular, o fortalecimento da economia criativa e a geração de emprego e renda no interior do Rio Grande do Norte.
Realizada de 23 a 27 de julho, das 8h às 17h, no Largo do Mercado Público Municipal no coração da cidade — a FAMUSE é um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário cultural potiguar, integrando as comemorações da Festa de Sant’Ana, patrimônio imaterial do Brasil.
Investimento aos artesãos
A feira chega à sua 40ª edição com novidades e estrutura ampliada, fortalecida por ações do Governo do Estado, que investiu R$ 50 mil na aquisição de estandes para exposição e comercialização dos produtos artesanais. O apoio se dá por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), do Programa Estadual do Artesanato (Proarte) e da Casa do Artesão do Seridó.
Ao todo, 34 artesãos e artesãs foram selecionados via edital público, sendo 30 individuais e 4 representando associações e cooperativas, garantindo diversidade e qualidade na produção apresentada.
Durante a cerimônia de abertura, a governadora Fátima Bezerra destacou o valor simbólico e econômico da feira: “A FAMUSE não é apenas uma feira, éuma celebração da nossa identidade cultural. O bordado seridoense, reconhecido internacionalmente, é expressão de talento, tradição e geração de renda. O Governo do Estado está aqui para apoiar, incentivar e fortalecer esse patrimônio vivo do nosso povo.”
A feira, realizada pelo Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesãos do Seridó (CRACAS), conta com o protagonismo da Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó (COBARTS), que representa o associativismo de uma das mais tradicionais tipologias da região: o bordado seridoense — cuja origem remonta aos anos 1920.
Com a presença da Casa do Artesão do Seridó e da Feira “Caicó Mostra Caicó”, a nova configuração do evento reforça a vocação de Caicó como polo regional da economia criativa e do artesanato potiguar.
Sala do Bordado de Caicó
Fátima Bezerra também participou da inauguração da Sala do Bordado de Caicó com Selo de Indicação Geográfica e da abertura da exposição permanente “A Chegada do Bordado na Região do Seridó”, instaladas na Casa do Artesão do Seridó, em Caicó. Os dois marcos celebram e fortalecem a identidade cultural e a economia criativa do interior potiguar, em especial das mulheres bordadeiras da região.
A nova sala é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Casa do Artesão, com o Sebrae-RN e o Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), e tem como objetivo valorizar o bordado de Caicó com selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento que certifica a originalidade, qualidade e tradição desse saber-fazer centenário. O espaço foi reorganizado com ambientação moderna e conceitual, tornando-se referência na preservação e divulgação do bordado artesanal seridoense.
Na ocasião, a governadora destacou a importância da iniciativa: “É um orgulho imenso ver o talento das nossas bordadeiras reconhecido e valorizado. O bordado do Seridó é símbolo da força, da criatividade e da tradição do povo potiguar. Esta sala e esta exposição são atos de memória, justiça e futuro para nossa cultura e nossa economia”, afirmou Fátima Bezerra.
Atualmente, cerca de 30 bordadeiras da região expõem e comercializam seus produtos na Casa do Artesão, que se consolida como polo cultural e econômico para o artesanato regional.
Já a exposição “A Chegada do Bordado na Região do Seridó” é uma iniciativa da Cooperativa de Artesãs e Artesãos do Seridó (Cooperats), viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital PG 02/2023. A mostra conta a história da introdução do bordado no Seridó e homenageia as gerações de mulheres que fizeram da técnica uma fonte de sustento, arte e resistência.
As ações fazem parte do projeto “Valorização do Artesanato, da Arte e da Cultura do Seridó” e reforçam o compromisso do Governo do Estado com a valorização das raízes culturais do Rio Grande do Norte, promovendo desenvolvimento com identidade e inclusão.
A solenidade de abertura da 40ª edição da FAMUSE contou com a presença da secretaria Estadual de Cultura, Mary Land Brito; o diretor da FJA, Gilson Matias, a diretora da AGN, Márcia Maia; o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu; o deputado estadual, Francisco do PT; o bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Ranis e o diretor do Sebrae, Zeca Melo.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Crusoé: Todas as contradições de Viviane Moraes
10/03/2026 10:22
Produtores reagem a reivindicação do MST por áreas rurais no Diba
10/03/2026 08:32
Dois homens são mortos a tiros em locais próximos em Areia Branca
10/03/2026 07:49
02/03/2026 06:21 160 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 152 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 149 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 132 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 131 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 125 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 124 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 116 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 113 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 111 visualizações