Comércio 21/05/2025 05:26
Primeira edição da Semana S atendeu 1,2 milhão de pessoas pelo Brasil

Mais de 1,2 milhão de pessoas foram atendidas na primeira edição da Semana S, megaevento simultâneo que mobilizou todo o país entre os dias 11 e 18 de maio com uma extensa programação de serviços à população que levou educação, saúde, cultura, lazer e cidadania aos brasileiros.
Ao todo, foram ofertados 42.550 serviços de forma totalmente gratuita, além de palestras e encontros para a troca de experiência entre os milhares de empreendedores presentes.
Fruto do esforço conjunto de Sesc, Senac, Federações Nacionais e Estaduais e Sindicatos que integram o Sistema Comércio, a Semana S abriu a celebração pelos 80 anos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e contou com a presença de 580 autoridades, entre prefeitos, governadores e parlamentares.
O sucesso do maior evento do setor terciário do país ainda levou à arrecadação de mais de 120 toneladas de alimentos para o Sesc Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos que atende mensalmente mais de 2 milhões de pessoas.
De norte a sul do Brasil, mais de 250 mil atendimentos foram realizados pelo Senac, que ofertou atividades como oficinas, consultorias, cursos de curta duração e experiências tecnológicas, com foco em empregabilidade, empreendedorismo e inovação. Já o Sesc atendeu mais de 1 milhão de pessoas com atividades recreativas, de esporte, cuidados com a saúde, programações culturais variadas, entre outros.
“A Semana S representa mais do que uma série de atividades: ela simboliza o compromisso do Sistema Comércio com o desenvolvimento social e econômico do Brasil. É a materialização de um trabalho integrado e coeso que, ao longo dos anos, tem investido em iniciativas que visam capacitar profissionais, oferecer acesso à cultura e ao lazer e garantir assistência social àqueles que mais necessitam. A Semana S é a expressão máxima do nosso propósito de construir um país mais justo e próspero para todos”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Grandes shows pelo Brasil
Durante o mês de maio, o app Semana S se tornou o terceiro aplicativo mais baixado do país, só perdendo para os dois maiores em atividade que efetuam a venda de tíquetes.
Também pudera: além da vasta gama de atividades disponíveis, a iniciativa promoveu shows gratuitos de grandes nomes da música nacional, como Iza, Raça Negra, Samuel Rosa, Michel Teló, Daniel, Zélia Duncan, Barões de Pisadinha, Silva e Vanessa da Mata, entre outros.
Celebração do Dia S
Diante de tamanho sucesso, 16 de maio virou um marco, sendo reconhecido oficialmente como o Dia S Brasil afora: 29 cidades e estados, mais o Distrito Federal, já instituíram a data em seus Calendários Oficiais como o dia da valorização e reconhecimento pelos serviços prestados por Sesc e Senac.
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e o Distrito Federal, além dos municípios de Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Gravataí (RS), Ijuí (RS), Salvador do Sul (RS), Santana do Livramento (RS), Santa Maria (RS), Santo Angelo (RS) e Taquara (RS), instituíram a homenagem por meio de leis aprovadas recentemente.
Outros 15 locais seguem com a proposta em tramitação: Maranhão, Pará, Paraíba e Piauí e as cidades de Alegrete (RS), Bagé (RS), Balneário Pinhal (RS), Lajeado (RS), Pelotas (RS), Planalto (RS), Porto Alegre (RS), São Francisco de Assis (RS), Tapejara (RS), Uruguaiana (RS) e Olinda (PE) seguem pelo mesmo caminho. No total, 24 das 27 unidades federativas já apresentaram a iniciativa em algum nível.
No âmbito federal, corre no Congresso o projeto de lei que institui o Dia S Nacional. A ideia é consolidar uma celebração unificada da contribuição do papel do Sistema CNC-Sesc-Senac no desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 213 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 212 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 205 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 205 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 198 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 185 visualizações
11/09/2026 07:24 185 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 177 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 173 visualizações