Sem categoria 01/04/2014 12:19
A importância de resgatar a memória da resistência, prega Henrique Alves
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta terça-feira (1) que o resgate da memória da resistência contra a ditadura militar é fundamental para que as novas gerações conheçam a história de luta que construiu as atuais instituições democráticas.
A afirmação foi feita na sessão solene, realizada pela Câmara, para rememorar os fatos relacionados ao dia 31 de março de 1964.
Em seu pronunciamento, ele reafirmou que, ao acolher o requerimento da deputada Luiza Erundina, que se refere explicitamente à resistência democrática de civis e militares contra o autoritarismo, a presidência da Câmara tomou uma atitude de repúdio a qualquer requerimento que pudesse vincular o Parlamento brasileiro à comemoração do golpe de Estado.
“A Câmara dos Deputados – nunca devemos esquecer – é a instituição brasileira que mais completamente representa o ideal de uma sociedade apta a definir seus rumos com base em debates democráticos entre os representantes de todos os setores sociais relevantes, dentro do marco do Estado de direito.
Sendo assim, ela é atingida por qualquer ato que atente contra a democracia e o Estado de direito, e não apenas por aqueles dirigidos diretamente contra o Parlamento e seus membros”, disse Henrique Alves.
Ele lembrou que todos atos institucionais do regime militar, iniciado em 1964, que impuseram restrições “absurdas” ao exercício livre da atividade política e parlamentar.
“Os poderes que o novo regime se deu foram largamente usados contra os parlamentares federais. De 1964 a 1977, 173 mandatários eleitos pelo povo foram autoritariamente expurgados da Câmara dos Deputados. E, com eles, não esqueçamos, foram indiretamente expulsos da esfera política os eleitores que neles votaram”, lembrou o presidente da Câmara.
Henrique Alves ainda assinalou, que entre as iniciativas da Câmara para resgatar a memória de luta e reparar violações cometidas no período, foram devolvidos simbolicamente os mandatos desses 173 parlamentares.
“Eu mesmo tive a honra e a alegria de receber de volta o mandato de meu pai, extraído autoritariamente desta Casa em 1969”.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Rodolfo Stuckert

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 72 visualizações
Atenção: a nova exigência da CNH para motoristas de carro e moto a partir de junho
01/06/2026 17:22 68 visualizações
02/06/2026 08:09 66 visualizações
EUA conclui investigação e propõe taxar em 25% importações brasileiras
02/06/2026 06:31 53 visualizações
Investigadora Cassie Crofts revela hábito curioso de homens infiéis
01/06/2026 19:04 51 visualizações
Efeito holofote: entenda por que você acha que está sendo mais observado do que realmente está
01/06/2026 20:34 50 visualizações
China colocou milhões de carros elétricos nas ruas, mas agora enfrenta o efeito colateral
01/06/2026 15:19 48 visualizações
Proposta da GDA Luma é aprovada por unanimidade em reunião de Conselho Consultivo do Botafogo
02/06/2026 08:45 48 visualizações
Semana do Meio Ambiente é aberta com ações educativas e inauguração de viveiro de mudas
02/06/2026 04:38 47 visualizações
Moradores de Monte das Gameleiras resgatam a tradição da xilogravura por meio de exposição artística
02/06/2026 09:50 39 visualizações