Política 19/03/2025 05:25
Eduardo Bolsonaro se licencia do cargo de deputado e diz que vai morar nos EUA
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou ter se licenciado do cargo na Câmara e se mudado para os Estados Unidos. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o parlamentar justificou a decisão pelo que chamou de perseguição à qual ele e seu pai estão sendo submetidos no Brasil. Na gravação, Eduardo cita a possibilidade de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a sua prisão.
O parlamentar, no entanto, não foi indiciado nem denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação sobre a trama golpista. O único caso em discussão no momento contra o filho do ex-presidente no STF é o pedido de apreensão do seu passaporte pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG). A Corte, no entanto, pediu posicionamento da PGR, e o caso não envolve pedido de prisão.
Eduardo Bolsonaro cita, em sua fala, o despacho do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para que a PGR se manifeste sobre o pedido dos deputados petistas de que seu passaporte seja apreendido. A representação ainda não foi apreciada.
— Se Alexandre de Moraes quer prender meu passaporte ou mesmo me prender para que eu não possa mais denunciar seus crimes nos EUA, então é justamente aqui que vou ficar e trabalhar mais do que nunca — afirmou ele. — Abdico temporariamente do meu mandato, irei me licenciar sem remuneração, para que eu possa me dedicar integralmente para que eu possa buscar as devidas sanções para os violadores dos direitos humanos.
O deputado afirmou que permanecerá nos EUA para “lutar” pela anistia aos presos pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e que só retornará ao Brasil quando Moraes for punido por “abuso de autoridade”.
O deputado era cotado para assumir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara (Creden), que seria a primeira pedida do PL entre as comissões permanentes. A ideia seria usar o cargo para uma aproximação institucional com o governo americano, comandado por Donald Trump. A comissão é responsável pelas relações diplomáticas e consulares da Casa com governos e entidades internacionais.
Segundo Eduardo, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) será indicado para ocupar o cargo na Creden em seu lugar. A liderança do PL na Câmara disse que ainda não sabe quem poderá ocupar o lugar de Eduardo na comissão. Além de Zucco, são cotados os deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Filipe Barros.
Lideranças do PL foram pegas de surpresa pelo anúncio. Até o fim da manhã de hoje, assessores do partido também não haviam sido informados. O vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes, também ex-líder da legenda, disse que a decisão de Eduardo foi pessoal e corajosa.
— Foi uma decisão pessoal e corajosa. Soubemos no momento em que ele comunicou a todos, ninguém sabia. Ele não tinha comentado nada, mas o partido respeita a decisão dele — disse Altineu Côrtes.
Deputados do PL admitiam que, como presidente da comissão, Eduardo teria mais prestígio e status para defender o pai em eventos internacionais, movimentação que já vem ocorrendo. O “Zero Três” liderou uma campanha contra Moraes nos últimos meses. No início de fevereiro, ele esteve em Washington, a capital dos EUA, e voltou para a cidade na semana passada.
— Minha posição de deputado federal me facilitava, sim, a abertura de portas internacionais, mas essas portas já estão abertas. No mesmo dia em que os deputados do PT pediram a apreensão do meu passaporte, eu já estava nos EUA — relatou Eduardo no vídeo.
Diante da investida do PL para comandar a comissão, o PT sinalizou que também queria o posto, ou tentava articular para que outro partido de centro assumisse o colegiado.
O PL tem direito às duas primeiras pedidas de comissões da Câmara. Serão elas a Creden e a Comissão de Saúde. A ordem de preferência entre as legendas é determinada pelo número de deputados em cada bancada.
O partido de Bolsonaro tem 99 representantes na Casa. Em seguida, o PT poderá pedir sua prioridade de comissão.
Deu em O Globo
Descrição Jornalista
Neoenergia é alvo de uma reclamação a cada 11 minutos
16/09/2025 11:30
Desafio dos técnicos: entenda como funciona o “novo” VAR
16/09/2025 11:07
Moro: anulação da Lava Jato causou roubo do INSS
16/09/2025 10:58
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 230 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 200 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 188 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 172 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 147 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 145 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 135 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 122 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 120 visualizações