Partidos Políticos 01/03/2025 15:23
Perillo diz que futuro do PSDB pende para fusão com o Podemos
PSDB caminha para ter decisão sobre futuro da legenda, diz Perillo, dentro de 2 ou 3 meses. Fusão é caminho mais provável

O presidente nacional do PDSB, Marconi Perillo, afirmou, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, na terça-feira (25/2), que, no momento, do “ponto de vista de Senado e Câmara”, o futuro do partido pende para uma fusão com o Podemos.
Conforme ele, o PSDB busca um caminho diante da cláusula de barreira, mecanismo que firma um número mínimo de votos que os partidos precisam alcançar nas eleições para a Câmara dos Deputados a fim de ter direito a fundo partidário e tempo de TV. Perillo afirmou que foi procurado e tem conversado com “todos os partidos”, exceto PL e PT, considerados por ele como os “extremos” da política.
“Estamos conversando com o Podemos, que, hoje, do ponto de vista de Senado e Câmara, é mais ou menos semelhante a nós. Eu apostaria, se essa decisão fosse hoje, eu diria que as condições são maiores em relação ao Podemos”, afirmou o tucano
Marconi Perillo lembrou a história dos 35 anos de existência do PDSB e listou mudanças que aconteceram sob a batuta de políticos eleitos pelo partido no período.
Entre os exemplos, estão o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, os medicamentos genéricos e as privatizações, que permitiram a ampliação do setor de telefonia no país, história que, diz ele, “não pode acabar”. Sobre as negociações, o tucano afirma que elas terão de obedecer às premissas da legenda.
“Mesmo que tenha de fazer um movimento, talvez por meio de uma fusão com um partido que seja mais próximo [de nós] em termos ideias, em termos de conceitos e programa, considerando a necessidade de termos um programa ainda mais arrojado, candidato a presidente da República e candidatos aos governos estaduais e às assembleias, Câmara Federal e Senado”, fixa Perillo.
Atualmente, o PSDB integra uma federação com o Cidadania, mas Perillo já adiantou que o parceiro está de saída. A decisão deve ser tomada dentro de dois ou três meses, prevê o presidente nacional da legenda.
“O PSDB, aliás, paga um preço por ser coerente. Perdeu quadros, perdeu figuras importantes, porque a gente continuou na nossa linha [ideológica]. Nós temos um rumo, nós temos um propósito, que é de apresentar ao Brasil um projeto que não é esse que está aí.”
Em uma autocrítica, o presidente nacional da legenda também entende que o partido cometeu falhas ao longo da história, como a defesa de estatização após o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2006.
“O equívoco maior, na minha opinião, foi em 2022, quando nós deixamos de ter candidato a presidente da República. Foi a primeira vez em toda a história, desde a redemocratização do país”, admite.

Descrição Jornalista
Homens podem ser tão multitarefa quanto mulheres, indica estudo
15/07/2026 16:38
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 185 visualizações
01/07/2026 20:20 175 visualizações
01/07/2026 19:27 169 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 168 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 167 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 163 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 161 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 146 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 143 visualizações
02/07/2026 04:30 136 visualizações