Política 30/01/2025 09:00
Mistério nos bastidores: O pedido secreto de Bolsonaro para Trump
Ex-presidente diz que mantém diálogo com Trump sobre corrida presidencial no Brasil, mas mantém mistério: “não vou falar publicamente o que estou pedindo”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está considerando buscar o suporte do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), para viablizar sua candidatura nas eleições presidenciais de 2026.
A Bloomberg, uma empresa dos Estados Unidos, divulgou essa informação que foi confirmada por fontes próximas ao ex-presidente.
No entanto, Bolsonaro continuou a ser enigmático sobre um suposto pedido que ele teria feito para a intervenção do presidente dos Estados Unidos em relação à sua inelegibilidade.
“Eu não vou falar publicamente o que estou pedindo para o Trump, o que eu gostaria que ele fizesse”, disse em entrevista publicada pela Bloomerg.
O ex-presidente fez uma comparação entre eventos políticos que se alinham com os pontos significativos de sua trajetória e os de Donald Trump.
Ele afirmou: “Eu levei uma facada aqui, Trump levou um tiro lá. Ele teve 6 de janeiro, eu tive 8 de janeiro. Fiquei muito feliz com a anistia que ele deu a todos [envolvidos na invasão do Capitólio]. Eu espero que nós não tenhamos que chegar a eleger um conservador em 2026 para conseguir essa anistia”.
Bolsonaro reiterou que, sem a sua presença, as eleições de 2026 não serão democráticas.
“Não tem cabimento o Lula concorrer no Brasil, ou um candidato indicado por ele, sem oposição. Hoje a oposição ao Lula sou eu. Qualquer outro nome tem o risco seríssimo de perder para ele”, afirmou. Para o ex-presidente, a exclusão de seu nome nas cédulas eleitorais significaria “negar a democracia”.
O ex-mandatário também falou sobre estar preparado para uma nova visita da Polícia Federal à sua casa. “Eu durmo bem, mas já estou preparado para ouvir a campainha tocar às 6h: ‘É a PF!” disse.
De acordo com a publicação, Bolsonaro planeja solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para sair do Brasil e participar da Conservative Political Action Conference (CPAC), o maior evento conservador global, que acontecerá em Washington, em fevereiro.
Quando solicitou permissão para assistir à posse de Donald Trump, Bolsonaro teve seu pedido rejeitado e seu passaporte continuou retido por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Deu em ContraFatos

Descrição Jornalista
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 291 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 261 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 259 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 227 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 209 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 208 visualizações
10/10/2026 04:54 195 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 188 visualizações
Sai a pesquisa para o segundo turno; veja quem ganha a eleição presidencial de 2026
06/10/2026 05:10 175 visualizações
Caviar, trufas e vinhos raros: o almoço VIP de Vorcaro para Moraes que durou quatro horas
01/10/2026 18:14 165 visualizações