Política 24/12/2024 09:15
Colunista do WSJ aponta má gestão de Lula e prevê derrota do PT nas eleições
Mary Anastasia O’Grady afirma que o Estado de Direito no Brasil está em ‘frangalhos’

“A má gestão das contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugere que o Partido dos Trabalhadores (PT) vai levar uma surra na próxima eleição.” É o que afirma a colunista Mary Anastasia O’Grady, em artigo publicado no jornal norte-americano Wall Street Journal, neste domingo, 22.
A colunista opina que as iniciativas do governo brasileiro resultam em um Estado de Direito e instituições que “ficam em frangalhos”. Ela sustenta que, mesmo com todos os esforços do Banco Central (BC) para manter a moeda brasileira estável frente ao dólar, há uma hesitação por parte dos investidores devido aos esperados aumentos nas taxas de juros para 2025.
A jornalista ainda diz que os “esforços” do governo brasileiro em tentar sustentar o real “não são suficientes para tirar as pessoas da pobreza”. “A próxima eleição presidencial é em outubro de 2026”, lembra a colunista. “Lula tem tempo de endireitar o navio.”
Contudo, não é evidente para a jornalista se o presidente do Brasil está empenhado em manter a estabilidade do real. Mary O’Grady sustenta que “Lula é um populista de esquerda, cuja única receita para vencer eleições é oferecer carne”.
Agora, com o Orçamento esgotado, a colunista sugere que o PT pode aumentar a utilização do controle do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), de promotores e da Polícia Federal (PF).
A jornalista lembrou que esses tribunais anularam a condenação de Lula por corrupção, em 2021. “Usou um tecnicismo somente depois que o prazo de prescrição expirou e ele não pôde ser julgado novamente”, afirma. “Isso permitiu que ele concorresse à Presidência, em 2022.”
A PF, por sua vez, “alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz parte de um grupo ‘criminoso’ que tentou mantê-lo no cargo”. Sobre os promotores, Maria lembra que ainda não acusam Bolsonaro e ele mantém a sua inocência. “Mas o esforço para condená-lo no tribunal da opinião pública é inconfundível”, observa. “Um Tribunal Superior Eleitoral o proibiu de concorrer a um cargo até 2030.”
Além disso, Mary O’Grady mencionou o fato de a PF estar atrás de políticos da oposição. Uma das vítimas, por exemplo, é o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS).
“Ele é um crítico do autoritarismo do STF e agora enfrenta uma investigação por seu exercício de liberdade de expressão no plenário”, afirmou. “Van Hattem denunciou a prisão ilegal de Filipe Martins, assessor de Bolsonaro que ficou detido por 183 dias sob pretexto de que ele poderia fugir.”
Segundo a colunista, se Tom Homan — indicado de Trump para controlar imigração ilegal — quiser melhorar a questão da imigração nos Estados Unidos, “deveria começar com uma investigação para saber quem falsificou um documento que a Justiça brasileira usou para alegar que Martins deixou o Brasil de forma ilegal, em 2022~.
Mary O’Grady mencionou não só Martins e Van Hattem, mas também o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em seus escritos.
De acordo com ela, Caiado tem potencial para ser um candidato conservador mais popular do que Bolsonaro. “No entanto, não é de se surpreender que, em 11 de dezembro, um órgão eleitoral regional o tenha acusado de abuso de autoridade e o proibiu de concorrer a um cargo por oito anos.”
As informações são da Revista Oeste.
Deu em ContraFatos

Descrição Jornalista
01/07/2026 20:20 148 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 148 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 147 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 147 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 146 visualizações
01/07/2026 19:27 135 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 134 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 132 visualizações
02/07/2026 04:30 123 visualizações
Jornal italiano culpa imprensa brasileira por alimentar ilusões sobre a Seleção
08/07/2026 07:25 116 visualizações