Comportamento 20/09/2024 17:28
Empatia aumenta entre adolescentes, revela pesquisa; veja como aumentar a sua
A empatia entre adolescentes aumentou. É o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

Os jovens podem salvar o mundo!
Uma pesquisa norte-americana mostra que a empatia dos adolescentes aumentou nos últimos anos e isso é um ótimo sinal.
Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriram que alunos do último ano do ensino médio dos EUA se esforçam cada vez mais para entender o lado do outro.
E não é sobre doar quantias financeiras ou realizar trabalhos voluntários. A verdadeira empatia está nas pequenas coisas, disse Jamil Zaki, professor de psicologia na Universidade de Stanford.
Reversão da queda
A primeira pesquisa foi realizada pela psicóloga social e professora da Universidade de Indiana, Sara Konrath, e o estudo observou o declínio na empatia dos jovens entre 1979 e 2009.
Agora, a pesquisa foi refeita e os resultados indicaram uma reversão entre 1979 e 2018! Sim, os jovens estão mais empáticos!
Segundo Sara, nos últimos anos, alunos dos EUA estão mais tolerantes. Além disso, também praticam a preocupação empática, uma forma de empatia emocional que mede a preocupação com os outros.
E a sua empatia, como está? Você sabia que é possível “treinar” a empatia para desenvolvê-la ainda mais?
Veja as dicas abaixo!
Confiar no outro abre portas
Jamil explica que é preciso acreditar mais na empatia. Ao confiar no outro e se abrir mais, é possível construir novos laços.
Segundo o professor, a maioria dos americanos apoia políticas para proteger o clima, mas acreditam que essa seja uma opinião minoritária. Nesse sentido, a probabilidade de se arriscar em ouvir o outro, pode abrir portas inimagináveis.
E isso pode resolver conflitos impopulares.
Como desenvolver a empatia
Sim, é possível desenvolver habilidades para se tornar uma pessoa com mais empatia.
O professor da Universidade da Pensilvânia, Edward Brodkin, e a coautora Ashley Pallathra, escreveram um livro ensinando quatro pontos principais para se tornar uma pessoa mais empática:

Deu em Sónotíciaboa

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 175 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 171 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 164 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 154 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 153 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 151 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 141 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 137 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 126 visualizações
Governo do RN viabiliza retomada de voos entre Mossoró e Recife a partir de setembro
03/04/2026 04:38 120 visualizações