Personalidades 28/07/2024 08:33
Boni relata demissão da Globo: “Merecia ‘obrigado’, recebi pontapé na bunda”
Executivo mais importante da história da emissora reclama da maneira como foi tratado pela família Marinho após 30 anos na empresa.

Em conversa com Igor Coelho no podcast ‘Flow’, o ex-vice-presidente da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boninho, 88 anos, contou detalhes de sua saída da emissora em 1997.
Ao contrário do que se imaginava, não foi uma decisão em comum acordo.
“Fui ‘saído’. Sempre imaginei que um dia fosse parar, mas nunca imaginei que fosse por decisão dos outros. Pensei que fosse dar o aviso-prévio”, contou o executivo que implementou o alto padrão de qualidade no canal.
Ele disse que, naquele momento, “não tinha razão nenhuma para sair da empresa”. A Globo vivia período de audiência crescente e recorde de faturamento. Boni afirma que Roberto Irineu, filho mais velho do fundador Roberto Marinho, “quis ficar com o brinquedinho, é o dono”.
Ressaltou não ter mágoa. “Gosto dele.”
O executivo reclamou da maneira abrupta como o desligamento aconteceu e da falta de reconhecimento de sua contribuição para transformar a Globo em uma das maiores redes de TV do planeta.
“Nós éramos felizes e sabíamos. Eu poderia ter saído de outra forma. Merecia, pelo que fiz na TV Globo, pelo que nós todos fizemos lá”, disse.
“Construímos aquela coisa e demos para eles (a família Marinho) de presente. Eu merecia um carinhosinho, um afago. Não precisava ser um jantar de 400 pessoas, mas precisava que passasse a mão na minha cabeça, ou batesse um tapinha nas minhas costas, ‘obrigado’. Mas eu recebi um pontapé na bunda.” Ele riu após esse desabafo.
Boni tinha noção da importância de preparar seu substituto para comandar o artístico e o jornalismo, porém, não houve tempo nem candidatos.
“Eu achava que era fundamental sair da TV Globo para ela se renovar. Eu não construí a minha sucessão. Sem modéstia nenhuma, por razões acidentais, não tinha outro Boni.”
O veterano está com razão: após a demissão dele, o canal nunca foi o mesmo. Independentemente das transformações no audiovisual e do surgimento de concorrência variada, a Globo enfrentou dificuldade de se reinventar.
Ainda é líder no Ibope e fatura R$ 15 bilhões por ano, mas perdeu parte da influência, da criatividade e do glamour que foram as marcas da era Boni.
O ex-todo-poderoso da TV mantém laço profissional com os Marinhos: desde 2003, ele e seus quatro filhos – incluindo Boninho, diretor do ‘Big Brother Brasil’ e de outros programas – são sócios da TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba, região do interior paulista.
Anos atrás, Boni fez tentou comprar o SBT.
Chegou a fechar acordo com Silvio Santos, mas as negociações nunca foram efetivadas.
Deu em Portal Terra

Descrição Jornalista
Botafogo fecha 2026 com pior aproveitamento em clássicos na era SAF
10/10/2026 13:15
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 187 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 183 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 156 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 135 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 129 visualizações
Após 8 anos de disputa, passageiro recebe indenização por mala perdida e o valor chama atenção
03/10/2026 20:31 120 visualizações
Fachin endurece regras contra brechas que burlam sorteio de relatores em processos
02/10/2026 15:25 118 visualizações
02/10/2026 14:41 117 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 116 visualizações
Renegociação de dívidas entre idosos cresce 17,9% no RN com pressão nas contas
02/10/2026 19:43 113 visualizações