Personalidades 28/07/2024 08:33
Boni relata demissão da Globo: “Merecia ‘obrigado’, recebi pontapé na bunda”
Executivo mais importante da história da emissora reclama da maneira como foi tratado pela família Marinho após 30 anos na empresa.

Em conversa com Igor Coelho no podcast ‘Flow’, o ex-vice-presidente da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boninho, 88 anos, contou detalhes de sua saída da emissora em 1997.
Ao contrário do que se imaginava, não foi uma decisão em comum acordo.
“Fui ‘saído’. Sempre imaginei que um dia fosse parar, mas nunca imaginei que fosse por decisão dos outros. Pensei que fosse dar o aviso-prévio”, contou o executivo que implementou o alto padrão de qualidade no canal.
Ele disse que, naquele momento, “não tinha razão nenhuma para sair da empresa”. A Globo vivia período de audiência crescente e recorde de faturamento. Boni afirma que Roberto Irineu, filho mais velho do fundador Roberto Marinho, “quis ficar com o brinquedinho, é o dono”.
Ressaltou não ter mágoa. “Gosto dele.”
O executivo reclamou da maneira abrupta como o desligamento aconteceu e da falta de reconhecimento de sua contribuição para transformar a Globo em uma das maiores redes de TV do planeta.
“Nós éramos felizes e sabíamos. Eu poderia ter saído de outra forma. Merecia, pelo que fiz na TV Globo, pelo que nós todos fizemos lá”, disse.
“Construímos aquela coisa e demos para eles (a família Marinho) de presente. Eu merecia um carinhosinho, um afago. Não precisava ser um jantar de 400 pessoas, mas precisava que passasse a mão na minha cabeça, ou batesse um tapinha nas minhas costas, ‘obrigado’. Mas eu recebi um pontapé na bunda.” Ele riu após esse desabafo.
Boni tinha noção da importância de preparar seu substituto para comandar o artístico e o jornalismo, porém, não houve tempo nem candidatos.
“Eu achava que era fundamental sair da TV Globo para ela se renovar. Eu não construí a minha sucessão. Sem modéstia nenhuma, por razões acidentais, não tinha outro Boni.”
O veterano está com razão: após a demissão dele, o canal nunca foi o mesmo. Independentemente das transformações no audiovisual e do surgimento de concorrência variada, a Globo enfrentou dificuldade de se reinventar.
Ainda é líder no Ibope e fatura R$ 15 bilhões por ano, mas perdeu parte da influência, da criatividade e do glamour que foram as marcas da era Boni.
O ex-todo-poderoso da TV mantém laço profissional com os Marinhos: desde 2003, ele e seus quatro filhos – incluindo Boninho, diretor do ‘Big Brother Brasil’ e de outros programas – são sócios da TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba, região do interior paulista.
Anos atrás, Boni fez tentou comprar o SBT.
Chegou a fechar acordo com Silvio Santos, mas as negociações nunca foram efetivadas.
Deu em Portal Terra

Descrição Jornalista
Servidores da Fundase/RN aprovam greve por tempo indeterminado
11/08/2026 19:22
Adoniran Barbosa e a ditadura: a censura que barrou ‘Tiro ao Álvaro’
11/08/2026 18:16
Clubes das Séries A e B aprovam novas regras contra antijogo e cera
11/08/2026 17:57
02/08/2026 09:40 176 visualizações
01/08/2026 20:00 170 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 166 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 164 visualizações
IMD abre 55 vagas externas para cursos gratuitos em TI
01/08/2026 05:53 161 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 161 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 160 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 154 visualizações
02/08/2026 04:33 146 visualizações
Botafogo se reapresenta com novidades
01/08/2026 10:42 140 visualizações