Bebidas 27/05/2024 18:05
Beber café pode ajudar a proteger contra Parkinson, indica estudo
Pesquisa que acompanhou mais de 192 mil pessoas em diversos países mostra que metabólitos primários da cafeína podem ter relação com menor risco da doença neurodegenerativa

Consumidores de café têm menor risco de contrair Parkinson, segundo um novo estudo que acompanhou milhares deles ao longo de mais de duas décadas.
A pesquisa divulgada neste sábado (25) pelo site Science Alert foi publicada em 23 de abril na revista Neurology.
Uma equipe internacional de cientistas coletou dados de 184.024 indivíduos. Eles eram provenientes de um grupo maior de 192.980 pessoas (coorte EPIC4PD), onde a incidência do consumo de café é de 93%.
Entre os participantes, havia cidadãos de 6 países, incluindo Suécia (Umeå e Malmö), Reino Unido (Cambridge), Países Baixos (Utrecht), Alemanha (Heidelberg), Espanha (Navarra, San Sebastián, e Múrcia) e Itália (Turim, Varese, Florença e Nápoles).
Entre os 184.024 indivíduos, foram registrados 308 casos de Parkinson em homens e 285 casos em mulheres. O volume diário de consumo de café foi maior na Holanda (mediana de 500 mL/d) e menor na Itália e na Espanha (mediana de 100 mL/d para ambos os países).
Os pesquisadores então mediram os metabólitos primários da cafeína (paraxantina e teofilina), no sangue de centenas de pessoas com Parkinson que participaram do estudo e cujas amostras de plasma sanguíneo estava disponível.
Eles descobriram que esses compostos podem possivelmente proteger contra a doença neurodegenerativa.
“Este estudo demonstrou uma associação inversa do consumo de café com cafeína com o risco de Parkinson numa das maiores coortes longitudinais do mundo, com mais de 20 anos de acompanhamento”, escrevem os investigadores no seu artigo.
Os pesquisadores estimaram que 25% dos maiores consumidores de café tinham 40% menos probabilidade de desenvolver Parkinson, em comparação com aqueles que não bebiam café. Já entre todos os consumidores, essa redução de risco variava entre 5 a 63%, dependendo do país.
Quando fatores como tabagismo e consumo de álcool foram considerados, a possível associação entre beber café e menor risco de Parkinson se manteve.
Os autores da pesquisa supõem que algo na cafeína e seus ingredientes possa proteger o cérebro das pessoas. Como o Parkinson é caracterizado por uma redução da dopamina e a cafeína mantém o fluxo desse neurotransmissor no cérebro, é possível ainda que aí exista uma explicação.
Mas os pesquisadores ressaltam ainda não ser possível estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre beber café e Parkinson — e a investigação continua.
“Desvendar a ação biológica da cafeína no Parkinson não só traz implicações importantes para a saúde pública, mas também melhora a nossa compreensão da etiologia da doença e promove potenciais estratégias de prevenção”, dizem os cientistas.
Deu em Galileu

Descrição Jornalista
PoderData: 48% culpam governo Lula pelo caso Master; 32%, Bolsonaro
08/06/2026 13:46
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 176 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 145 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 142 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 141 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 139 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 138 visualizações
02/06/2026 08:09 119 visualizações
Botafogo prioriza reforços para quatro posições na janela do meio do ano
03/06/2026 06:08 117 visualizações
Em votação relâmpago, Senado aprova decreto que dificulta aborto legal em crianças
03/06/2026 06:41 117 visualizações