Judiciário 26/07/2025 11:07

STF recua e suspende cúpula do Judiciário do Brics por temor de reação americana

 Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quinta-feira (24), a cúpula entre os presidentes do Judiciário dos países do Brics, que estava marcada para 11 de agosto.

A decisão foi motivada por dificuldades logísticasausência de representantes estrangeiros e preocupações com a reação do governo dos Estados Unidos.

Segundo fontes ligadas à Corte, além de conflitos de agenda, o adiamento busca evitar o agravamento da crise diplomática com o governo Donald , que recentemente intensificou sanções contra o Brics.

O evento constava no calendário oficial do grupo, formado por Brasil, Rússia, Índia,  e África do Sul.

Sanções dos EUA e pressão sobre o STF

Em 9 de julho, o governo americano anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando ser uma forma de pressionar o STF no andamento dos inquéritos contra Jair Bolsonaro. Em resposta à escalada, o presidente  negou qualquer interferência no Judiciário, e o ministro Alexandre de Moraes impôs medidas cautelares a Bolsonaro.

Logo após, a  suspendeu vistos de magistrados do STF e alertou sobre possíveis sanções individuais futuras.

Avaliação interna e suspensão sem nova data

Fontes do STF disseram ao portal Metrópoles que não há previsão de nova data para a cúpula, e que é improvável que o evento ocorra ainda na gestão de Luís Roberto Barroso, que se encerra em setembro.

Internamente, o STF entende que a realização do encontro poderia ser interpretada como provocação aos EUA, o que motivou a decisão de adiar a cúpula até que haja maior estabilidade diplomática.

Movimentações do Brics e reação dos EUA

Antes da tarifa anunciada, Trump já havia manifestado insatisfação com a atuação do Brics e tentou dificultar o ingresso de novos membros no bloco.

Durante reunião em julho no Rio de Janeiro, os países do Brics discutiram propostas como a criação de uma moeda própria para reduzir a dependência do dólar.

Deu em ContraFatos

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista