Pesquisa 16/07/2025 10:48
Fôlego na popularidade e erro de Lula nos Brics: a pesquisa Quaest em 5 pontos
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou fôlego na crise de popularidade após o anúncio de tarifas a produtos do Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A maior parte dos brasileiros avalia que o americano não tem o direito de opinar sobre um processo da Justiça brasileira, como fez sobre a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16, que mostra, pela primeira vez em um ano, uma houve redução na diferença porcentual de brasileiros que rejeitam o governo Lula.
Embora Trump tenha citado o processo contra Bolsonaro ao anunciar tarifas ao Brasil, a maior parte dos entrevistados julga que a ação penal contra o ex-presidente não é a principal causa do “tarifaço”, e que Lula errou ao provocar Trump após uma sessão da Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro.
Apesar de diferentes avaliações sobre os motivos da crise, os brasileiros querem que governo e oposição se unam na defesa dos interesses do País, aponta a pesquisa Genial/Quaest.
Por outro lado, segundo o levantamento, a agenda de “justiça tributária” da gestão federal ainda não é conhecida pela maioria do público.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas de forma presencial entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Entre julho de 2024 e maio de 2025, a desaprovação ao governo Lula cresceu de forma ininterrupta a cada levamento realizado pela Genial/Quaest. No período, a desaprovação ao petista cresceu de 43% dos entrevistados para 57%, enquanto a aprovação do mandato caiu de 54% para 40%.
Nesta quarta-feira, pela primeira vez em um ano, houve queda na diferença porcentual entre os que desaprovam e os que aprovam o governo Lula.
Desde a rodada anterior, em maio, a desaprovação caiu quatro pontos porcentuais, indo de 57% para 53%, enquanto a aprovação cresceu três, indo de 40% para 43%.
A maioria dos brasileiros rejeita o “tarifaço” contra produtos do Brasil anunciado pelo Estados Unidos, Donald Trump.
Para 72% dos entrevistados, o americano está errado ao impor taxas aos produtos brasileiros, enquanto 79% avaliam que o impacto nas exportações do País também prejudicará a sua própria vida.
Deu em Estadão/MSN
Descrição Jornalista
Botafogo x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e escalações
16/07/2025 15:02
Loucos por Coxinha do Midway Mall celebra 10 anos
16/07/2025 13:20
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49