A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) reuniu lideranças dos sindicatos das Indústrias de Vestuário (SINDVEST) e de Fiação e Tecelagem (SIFT) para debater oportunidades para todo o segmento de confecções do estado.
A reunião aconteceu nesta segunda-feira (14), na Casa da Indústria, com participação do SENAI-RN e do Sebrae-RN.
O encontro serviu para levantar informações sobre a infraestrutura e a qualificação da mão de obra do setor, com vistas a receber novos investimentos e demandas para as oficinas de costura.
“Reunimos os principais atores do segmento no estado para debater oportunidades dentro do projeto Pro Sertão. Hoje, o principal agente que trabalha com as oficinas é a Guararapes, mas a FIERN tem trabalhado para expandir essa atividade, em parceria, por exemplo, com a Sawary Jeans, que tem perspectiva de integrar o projeto”, explica Ana Adalgisa Dias, coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN.
No último mês de julho, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, visitou a empresa Sawary Jeans, onde foi recebido pelo CEO Miled Kaoury, e compartilhou informações sobre a infraestrutura das oficinas de costura em funcionamento no RN, o Complexo Cidade da Moda de Acari, os serviços oferecidos pelo Sistema FIERN — por meio do SENAI, SESI e IEL —, além de programas como o Proedi e o compromisso da Federação em fomentar novos investimentos no estado.
O diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário no RN (SINDVEST-RN), Márcio Carvalho, afirma que o estado tem uma tradição na indústria da confecção e tem potencial para receber novos investimentos.
“Temos muito know-how na confecção. Já tivemos muitas grandes indústrias no Rio Grande do Norte, mas com o tempo saíram do estado. A chegada da Sawary pode ser um pontapé inicial para a retomada dessa industrialização”, aponta.
A reunião contou com a participação de Francisco Soares de Lima Júnior, assessor do senador Rogério Marinho, que alocou uma emenda parlamentar para a capacitação de mão de obra no setor de confecções.
“Queremos juntar toda a cadeia produtiva para que possamos receber novos investimentos no estado e fazer com que as oficinas aumentem a demanda, gerando mais empregos e mais riqueza”, comenta.
Também participaram da reunião a presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT-RN), Helane Cruz; a diretora dos diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI na capital, Amora Vieira; o economista do Observatório da Indústria Mais RN, João Lucas Dias; a gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo; e Washington Dantas e Edson Guilhermino, assessores do senador Rogério Marinho.