Economia 14/07/2025 08:36

Vídeo: Lula ironiza tarifa de Trump e promete jabuticaba ao presidente dos EUA

Em um momento de tensão entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio  da Silva (PT) optou por um tom bem-humorado.

Em vídeo divulgado neste domingo (13) pela primeira-dama  Lula da Silva, Lula aparece fazendo piada sobre a crise comercial e promete levar jabuticaba para Donald .

“Eu vim chupar jabuticaba de manhã porque eu duvido que alguém que chupa jabuticaba fique com mau humor”, diz Lula, rindo, no vídeo de 30 segundos gravado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

“Vou levar jabuticaba pra você, Trump.”

Lula defende negociação diplomática

Ainda no vídeo, Lula envia uma mensagem direta ao presidente norte-americano e diz ser necessário evitar brigas comerciais:

“Você [Trump] vai perceber, sabe, que o cara que come jabuticaba de manhã num país que só ele dá jabuticaba, sabe, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união e de muita relação diplomática. É isso.”

Reação dos EUA: tarifa de 50% como resposta a  de Bolsonaro

A piada de Lula ocorre poucos dias após o anúncio da tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. A decisão foi comunicada por  em carta enviada diretamente ao presidente brasileiro.

No documento, Trump classificou a decisão como uma reação à “injustiça” sofrida por Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil:

A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional.”

“Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE.”

Alckmin busca medidas para responder à tarifa

Na manhã de domingo (13), o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro da Indústria, Comércio e Serviços, informou que irá discutir com Lula as medidas que o Brasil poderá adotar frente à nova tarifa.

A expectativa é que o governo federal apresente uma resposta oficial na terça-feira (15).

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista