Futebol 11/07/2025 19:43

Primeiros dias de Davide no Botafogo são marcados por calma e cobrança para auxiliares aprenderem português

Davide Ancelotti impressionou os funcionários do Botafogo por falar tão bem português. O italiano ainda não domina a língua, mas consegue conversar e entender o que as pessoas dizem – menos quando os diálogos são muito rápidos.

O novo técnico sequer precisa do auxílio de um “intérprete” para traduzir o que ele quer dizer para o português.

Isso não se acontece com Andy Morgan, seu auxiliar, e Luca Guerra, preparador físico. O inglês e o italiano, respectivamente, praticamente não falam nada de português e ainda não conseguem desenvolver conversas. O espanhol Luis Tevenet, também auxiliar, iniciará os trabalhos nesta sexta-feira.

Davide deu um “ultimato” à dupla na apresentação aos jogadores e funcionários no primeiro dia. O italiano pediu que os dois aprendam o suficiente para se virar no dia a dia em um mês. A conversa não foi em um tom sério e todos que estavam no momento riram, mas Ancelotti realmente vê como fundamental falar a língua nativa do clube.

Davide Ancelotti com Luca Guerra e Andy Morgan — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Davide Ancelotti com Luca Guerra e Andy Morgan — Foto: Vítor Silva/Botafogo

São apenas quatro dias no Rio de Janeiro. A rotina no Espaço Lonier, CT do Botafogo, é marcada por reuniões e contatos com pessoas de diferentes setores. Nelas, o técnico principalmente dá ouvidos a quem está falando e já estava no local antes de ele chegar.

Este fator também é visto em campo: os jogadores que Davide mais conversou até agora são Marlon Freitas e Alex Telles, dois dos líderes do elenco. Aos poucos, ele tem tentado trocar ideias com todos os atletas.

Com postura calma, os treinos têm parte tática focada em diferentes abordagens ofensivas, de toques curtos à pressão na saída de bola de forma coordenada. Ancelotti afirma que a principal forma de estilo de jogo precisa ser a adaptabilidade, algo que o pai, Carlo, carrega consigo.

O Botafogo volta aos gramados neste sábado, às 18h30, para enfrentar o Vasco no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Deu em GE

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista