A FIERN Jovem reuniu os integrantes do projeto, na noite dessa quarta-feira (9), para debater assuntos relevantes para a indústria, como a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e a sucessão empresarial.
A reunião aconteceu, na Casa da Indústria, com participação de jovens empreendedores e gestores.
Durante o encontro, o advogado Ubaldo Onésio, da Alves e Duarte Advogados, falou sobre a atualização da NR-1, que passa a exigir a inclusão de riscos psicossociais dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas.
“Ao longo dos últimos dez anos tivemos diversas mudanças nessa norma, desde nomenclaturas até adequações de exigências. A partir de agora, a saúde mental e a integração entre departamentos deve ser prioridade para as empresas atenderem à norma. Isso garante redução de custos e de afastamentos, aumentando a produtividade”, afirma.
O presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, lembra que a NR-1 passou por uma grande mudança e é importante atualizar os integrantes da FIERN Jovem sobre o tema.
“No próprio Sistema FIERN temos o SESI, que oferece ferramentas para as empresas garantirem o atendimento às normas regulamentadoras”, aponta.
O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, apresentou o Programa de Sucessão Empresarial, realizado pela Academia de Negócios do IEL de Santa Catarina com a Universidade de Cambridge.
Os integrantes da FIERN Jovem poderão participar gratuitamente da primeira fase do programa, chamada de Embarque.
“É um momento pensado para sensibilizar os sucessores e sucedidos sobre a importância de trabalhar esse processo nas empresas. Vamos entender a maturidade da sucessão para, nos momentos seguintes, realizar uma mentoria para orientar sobre o melhor caminho”, explica.
Também na reunião, a gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo, apresentou o projeto Feito Potiguar.
“É uma ferramenta para promover o pertencimento e a identidade potiguar, mas também para gerar competitividade para empresas dos setores de alimentos e bebidas do nosso estado”, destaca.
Já a gerente de Sustentabilidade do Sebrae-RN, Mona Nóbrega, apresentou o evento Conexão ODS, que vai reunir empresários para debater os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, nos dias 6, 7 e 8 de agosto.
“Queremos ampliar a visão empresarial dos jovens, mostrando a sustentabilidade como uma oportunidade de negócios e um paradigma para a reputação e desenvolvimento das empresas”, frisa.
Três membros da FIERN Jovem fizeram uma breve apresentação de seus negócios durante a reunião. Neto Camelo, da Resinorte; Sybelle Medeiros, da Reciaço; e Bruno Talarico, da Tropical Coco, detalharam as histórias dos seus negócios em uma dinâmica que ocorre em cada reunião.
Por fim, a reunião contou com a dinâmica de hot seat, onde os jovens, divididos em grupos, apresentaram problemas do dia a dia das empresas e debateram soluções.
Um destaque da dinâmica foi a dificuldade de acesso a mão de obra qualificada nos diversos setores.