Futebol 10/07/2025 11:36

Quem é Jordan Barrera? Saiba mais sobre o meia colombiano, novo reforço do Botafogo

Botafogo acertou nesta quarta-feira a contratação do meia Jordan Barrera, do Junior Barranquilla, da Colômbia. O Alvinegro vai adquirir 90% dos direitos econômicos do jogador, tratado como joia por compatriotas, por cerca de R$ 21,8 milhões.

ge explica abaixo quais são algumas das principais características do reforço.

— É um jogador muito habilidoso. Tem bom drible, passa bem. Pode jogar por dentro como um meia criativo, mas também mais atrás. Em algumas ocasiões, o colocaram como ponta pela direita, partindo dessa posição, mas sempre buscando a área por dentro — explicou o jornalista colombiano Fabio Poveda, da BLU Radio, ao ge.

Jordan fez um jogo profissional pelo Junior antes de ser emprestado ao Barranquilla FC, clube da segunda divisão da Colômbia – e, na prática, uma “filial” do Junior, com processos afins na formação – para que se desenvolvesse.

Na equipe menor, ganhou minutagem, massa muscular e se desenvolveu como atleta.

Jordan Barrera, novo reforço do Botafogo — Foto: Reprodução

Jordan Barrera, novo reforço do Botafogo — Foto: Reprodução

— Ele mostrou seu talento desde pequeno. Foi levado ao Barranquilla para que ganhasse confiança e jogasse mais, o trabalharam a nível muscular e melhorou notavelmente. Antes, não estava pronto para dar o salto à primeira divisão. Terminou o semestre sendo titular no Junior e, no geral, cumpriu (o esperado). Mostrou seu talento e o que é capaz de fazer. É um jogador sem teto (para a capacidade), tem muitíssimo talento.

A versatilidade surge como uma das principais características de Jordan, que pode assumir distintas funções do meio para a frente. Do lado negativo, os colombianos apontam um suposto excesso de confiança do jogador de 19 anos nos próprios dribles.

— É versátil, canhoto, sabe jogar de meia-atacante, ponta e “camisa 10”. Tem um bom 1×1, velocidade, visão de jogo e finalização. Sua carreira no Junior foi muito curta. (…) Ainda assim, sempre que esteve (com o Junior, e não na seleção da Colômbia) ganhou minutos, a ponto de assumir a titularidade — opinou Paolo Arenas, do canal “100% Tiburón”.

— (Precisa melhorar) o jogo coletivo, deve aprender a se associar um pouco mais. Tem confiança em excesso em sua capacidade de driblar, então às vezes exagera — completou Fabio.=

A segunda janela de transferências de 2025 começa nesta quinta-feira, 10 de julho. Além de Barrera, o Botafogo também mira as contratações do atacante Luis Guilherme, do West Ham, e do zagueiro Dantas, do Novorizontino.

O Botafogo volta a campo neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Vasco. O clássico, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, será no Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Deu em GE

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista