Democracia 09/07/2025 06:00

A principal ameaça à democracia no Brasil, segundo os brasileiros

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 8, indica o Judiciário como a principal ameaça à democracia brasileira entre as dez opções apresentadas.

Dos 2.621 eleitores ouvido de 27 a 30 de junho, 42,8% apontaram o Poder Judiciário como a maior ameaça.

O Supremo Tribunal Federal (STF, foto) se encontra atualmente no centro do debate político brasileiro.

O ministro Alexandre de Moraes marcou para 15 de julho uma audiência de conciliação para que Palácio do Planalto e Congresso Nacional tentem se entender sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O presidente Lula chegou a afirmar publicamente que, se não “for à Suprema Corte”, não consegue governar o país.

Assine Crusoé e leia mais: Pendurado no STF

O STF media, também, a crise das emendas parlamentares, e seus ministros julgam Jair Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe de Estado, em reação aos atos de vandalismo do 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.

As outras ameaças

governo federal aparece em segundo lugar entre as maiores ameaças à democracia, apontado por 38,8%, seguido por Congresso Nacional (28,9%), elite econômica (25%) e oposição (24,4%).

crime organizado surge apenas em sexto lugar (11,9%), logo antes da “mídia”, que conta com a desconfiança de 9,7%.

Curiosamente, as Forças Armadas, que até outro dia eram usadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para demonstrar força, foram apontadas por apenas 5,1%, à frente de “potências estrangeiras” (3,4%) e movimentos sociais (0,6%).

Pesquisa ameaça à democracia no Brasil
Fonte: AtlasIntel/ Bloomberg

Risco de colapso

Segundo a mesma pesquisa, a democracia brasileira está “em risco de colapso” para 39,5% dos brasileiros. Outros 32,6% a consideram como “razoavelmente estável”; 19,5% a enxergam “pouco estável” e apenas 8,4% escolheram a opção “muito estável”.

Além disso, a pergunta “Você acredita que o Brasil enfrenta atualmente uma crise democrática?” foi respondida com um “sim” por 76,2% dos consultados, e “não” por apenas 18,8%.

Quando questionados como acham “que a democracia do Brasil se compara à de outros países da América Latina?”, 35,8% disseram “A democracia do meu país é mais forte do que em outros países da América Latina”.

Quase a mesma proporção 34,5% de eleitores respondeu “A democracia do meu país é mais fraca do que em outros países da América Latina”, e 21,1% optaram por “A democracia do meu país é tão forte quanto em outros países da América Latina”.

Combate à corrupção

A pesquisa Latam Pulse também expôs que a maioria esmagadora do Brasil está desiludida com o combate à corrupção.

Para 90,1% dos entrevistados, os políticos são “raramente ou nunca” punidos no país.

Desde maio de 2025, a corrupção é indicada como o maior problema do Brasil na atualidade, superando em cerca de 10 pontos percentuais a criminalidade e o tráfico de drogas.

Deu em Crusoé

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista